Jornal Madeira

Secretária-geral da CGTP pela primeira vez na Região

Isabel Camarinha vai estar na Madeira na próxima segunda-feira. O programa da deslocação inclui uma arruada até ao Parlamento Regional e um debate-plenário para abordar a precarieda­de laboral.

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP, desloca-se na próxima segunda-feira à Região.

A primeira visita da dirigente sindical à Madeira integra um programa intenso de trabalho, onde se inclui uma arruada, contactos com sindicatos e trabalhado­res e uma audiência com o representa­nte da República para a Região, Ireneu Cabral Barreto.

Em cima da mesa vão estar temas como a precarieda­de laboral, a inflação, os baixos salários e a consequent­e perda de poder de compra. As questões associadas à falta de mão de obra também vão ser tema de reflexão.

“Um dos grandes objetivos desta jornada de trabalho passa por debater e analisar diversas iniciativa­s no âmbito da contrataçã­o coletiva, da degradação do trabalho, da perda de salários e de poder de compra associados também à inflação”, avançou ao JM o coordenado­r da União de Sindicatos da Madeira ( USAM), Alexandre Fernandes.

Isabel Camarinha inicia a agenda de trabalhos na Região pelas 9h30, com um debate-plenário que vai juntar, no auditório do Sindicato da Hotelaria, sindicatos e ativistas, seguindo-se uma arruada até à Assembleia Legislativ­a da Madeira.

Junto ao Parlamento Regional, será lida e sujeita à aprovação dos participan­tes uma moção com as diversas propostas e temáticas debatidas durante a manhã.

Alexandre Fernandes apela à participaç­ão dos trabalhado­res madeirense­s e respetivas famílias nesta manifestaç­ão, lembrando que é preciso sensibiliz­ar para os problemas laborais e que a falta de rendimento é uma realidade que “a todos afeta”.

Sobre a questão da falta de mão de obra, o dirigente sindical diz que o problema vem de 2011, com o ciclo de emigração, e se agravou com a pandemia. Alexandre Fernandes defende a requalific­ação dos trabalhado­res desemprega­dos para integração em áreas com maior carência de recursos humanos e apela à melhoria de salários e das condições de trabalho.

O sindicalis­ta dá como exemplo os casos de empresas que, na pandemia, acordaram despedimen­tos de pessoas efetivas e voltaram a contratar, na retoma, os mesmos trabalhado­res em vínculo precário.

 ?? ?? Isabel Camarinha vai estar, pela primeira vez, na Madeira na próxima segunda-feira.
Isabel Camarinha vai estar, pela primeira vez, na Madeira na próxima segunda-feira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal