Jornal Madeira

País “confiante” na extensão da plataforma marítima

-

A ministra da Defesa Nacional reconheceu ontem que o processo de extensão da plataforma continenta­l portuguesa das atuais 200 milhas marítimas “tem demorado”, mas disse que o Estado português está “confiante” que o desfecho na ONU será “positivo” a Portugal.

“É um processo complexo. É um processo que tem demorado. Continuámo­s a aguardar, confiantes de que possamos ter essa avaliação positiva”, mencionou, ontem, durante uma visita ao Comando Operaciona­l da Madeira.

Se se confirmar essa extensão, o território português passará dos atuais 1,8 milhões de km2 (contando as 200 milhas da Zona Económica Exclusiva) para 3,8 milhões de km2, ou seja, aumentará para quase 40 vezes o território continenta­l português, o que é comparável ao tamanho da Índia. A área terrestre representa­rá apenas 3% do território nacional.

“A responsabi­lidade que nos traz é muito grande”, disse ontem a ministra, sublinhand­o que se trata de um “objetivo importante e estratégic­o para o País”.

Apesar do cenário de tensão na ONU devido à guerra na Ucrânia, a governante negou que o Estado português esteja intenciona­lmente a adiar o processo de votação do projeto da plataforma para outro momento. “Não me parece que faça sentido essa suposição”, declarou.

AP

 ?? ?? Helena Carreiras visitou o Comando Operaciona­l da Madeira.
Helena Carreiras visitou o Comando Operaciona­l da Madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal