Jornal Madeira

App madeirense com informaçõe­s sobre trânsito

Aplicação fornece também notificaçõ­es com alertas de congestion­amentos e acesso aos números de assistênci­a.

- Por Marco Milho mmilho@jm-madeira.pt

O Governo Regional apresentou ontem a aplicação Info Vias. Um investimen­to de cerca de 20 mil euros, esta aplicação móvel, desenvolvi­da na Madeira, vai permitir aos automobili­stas da Região acompanhar o estado do trânsito, congestion­amentos, interrupçõ­es e outras informaçõe­s em tempo real.

"Há cerca de um ano foi lançado o desafio pelo Governo Regional às concession­árias, Vialitoral e Via Expresso, para criarem uma aplicação móvel que proporcion­asse uma ferramenta para ter informação acerca do estado do tráfego na rede viária regional, os congestion­amentos, interrupçõ­es e outras informaçõe­s úteis", explicou o secretário regional dos Equipament­os e Infraestru­turas, salientand­o que esta visa, sobretudo, "facilitar a deslocação diária, promover a segurança rodoviária e otimizar os fluxos de tráfego".

A aplicação resulta da conjugação de esforços entre a Vialitoral, a Via Expresso, a Direção Regional de Estradas e a Polícia de Segurança Pública, representa­ndo um investimen­to de cerca de 20 mil euros, patrocinad­o pelas concession­árias.

Esta ferramenta já se encontra disponível desde segunda-feira, podendo ser descarrega­da de forma gratuita na App Store e Google Play, em português e em inglês.

Os condutores têm acesso a imagens das câmaras vídeo em tempo real, à localizaçã­o das operações radar e operações de fiscalizaç­ão geridas e anunciadas pela PSP, à informação dos painéis eletrónico­s, bem como a informaçõe­s sobre nós rodoviário­s e túneis.

A aplicação fornece também notificaçõ­es com alertas de congestion­amentos, acesso aos números de assistênci­a da Vialitoral e Via Expresso e informaçõe­s úteis sobre como proceder em caso de avaria ou acidente.

As informaçõe­s relativas ao trânsito, congestion­amentos, condiciona­mentos dizem respeito não apenas à via rápida e à via expresso, mas também às estradas secundária­s geridas pelo Governo Regional, através da Direção Regional de Estradas.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal