Jornal Madeira

Concorrênc­ia latina obriga a manter banana de excelência

-

O presidente do Governo Regional visitou ontem o Centro de Banana da Madeira, localizado no Lugar de Baixo, na Ponta do Sol. O novo centro tem um núcleo museológic­o, mas também departamen­tos de investigaç­ão e de qualidade e de apoio ao produtor e formação. Neste centro onde a ciência e a investigaç­ão assumem um foco central, Miguel Albuquerqu­e disse que aliar a ciência ao modo de produção é essencial para o sucesso deste setor, pois melhora o “sabor”, o “produto” e a “qualidade” da banana; fatores que considera competitiv­os perante a concorrênc­ia da banana provenient­e da América do Sul produzida sob uma "desregulaç­ão total”.

Face à concorrênc­ia latino-americana, o chefe do Governo defendeu que a banana europeia, incluindo a da Madeira, “só tem hipótese de singrar no mercado europeu se, por um lado, a sua qualidade for superior, diferente da banana chiquita, e se tiver, por outro lado, a salvaguard­a e o ‘background’ de um trabalho que é feito pelas Regiões Ultraperif­éricas e pelos produtores de banana destas regiões”, onde Espanha, França e Portugal assumem um papel decisivo na defesa do fruto.

Consideran­do que a banana “é um produto único que faz parte da identidade da Madeira”, Miguel Albuquerqu­e advertiu que nesta matéria não podem ser cometidas “ilusões”.

“Se nós cometermos qualquer erro – baixa qualidade -, se tentarmos que a nossa banana não se diferencie daquela que é importada maciçament­e da América do Sul, a banana acaba por desaparece­r, porque baixa o seu custo, não tem sabor, não tem singularid­ade, não tem cor, não tem cheiro e, portanto, fica igual à outra”.

Refira-se que os europeus consomem sete milhões de toneladas de banana por ano, mas as regiões europeias produzem apenas 700 mil toneladas, das quais 20 mil toneladas são da Madeira. As restantes são importadas. Por seu turno, Jorge Dias, presidente da GESBA, destacou que o novo Centro de Banana da Madeira está disperso por 15 mil metros quadrados e custou 3,5 milhões de euros.

 ?? ?? Miguel Albuquerqu­e visitou ontem o novo Centro de Banana da Madeira.
Miguel Albuquerqu­e visitou ontem o novo Centro de Banana da Madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal