Jornal Madeira

Apoio de 10 ME para vítimas de terramoto

-

O primeiro-ministro do Afeganistã­o, Mohammad Hassan, anunciou ontem uma ajuda de mil milhões de afeganis (dez milhões de euros) para as vítimas do terramoto de quarta-feira, no qual morreram mais de mil pessoas.

Numa reunião de emergência no Palácio Presidenci­al de Cabul, Hassan enviou ainda condolênci­as às famílias afetadas, noticiou o jornal The Kabul Times.

O primeiro-ministro ordenou ainda às autoridade­s que adotem medidas urgentes para enviar alimentos, roupas, medicament­os e outros materiais necessário­s aos afetados pelo sismo.

Um dos porta-vozes do regime talibã, Mohammad Naeem, indicou na rede social Twitter que um avião vindo do Qatar e dois vindos do Irão, todos carregados com ajuda humanitári­a, chegaram a Cabul na noite de quarta-feira.

Mais de mil pessoas morreram e 1.500 ficaram feridas, na quarta-feira de madrugada, no sismo de magnitude 5,9 na escala aberta de Richter.

O número de vítimas mortais pode ser mais elevado, uma vez que não foram ainda contabiliz­adas áreas mais remotas das províncias de Paktika e Khost, onde se situou o epicentro do terremoto.

O coordenado­r humanitári­o das Nações Unidas no Afeganistã­o, Ramiz Alakbarov, sublinhou que a agência “está a analisar as necessidad­es e a responder às consequênc­ias do sismo”.

O desastre vai agravar o cenário de crise que o país, com 38 milhões de habitantes, atravessa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal