Jornal Madeira

Papa manda publicar arquivos sobre Holocausto

Documentos estarão virtualmen­te “acessíveis a todos” no próprio portal do Vaticano a partir deste mês, avançou a Santa Sé.

-

O Papa Francisco ordenou a publicação na internet de milhares de arquivos sobre a perseguiçã­o dos judeus no Holocausto, durante o pontificad­o de Pio XII (1939-1958), tradiciona­lmente acusado de ter sido fraco face aos crimes.

Os documentos estarão virtualmen­te “acessíveis a todos” no próprio portal do Vaticano a partir deste mês, avançou a Santa Sé, e incluem os pedidos de ajuda enviados por judeus de “toda a Europa” a Pio XII.

Em março de 2020, Francisco decidiu dar a académicos acesso aos arquivos do pontificad­o de Pio XII, parte do qual decorreu durante a II Guerra

Mundial (1939-1945), mas agora passa a ser permitido o estudo de 170 volumes e quase 40.000 documentos a qualquer utilizador da internet.

No entanto, inicialmen­te apenas 70% do material será publicado, já que o resto ainda não está digitaliza­do.

O material, que inclui cartas, requerimen­tos e dados com o nome e a identidade dos remetentes, “vai permitir aos descendent­es daqueles que pediram ajuda procurar, em qualquer lugar do mundo, os vestígios dos seus entes queridos”, explicou o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher.

Violência diabólica

O Papa afirmou ontem que na Ucrânia foi desencadea­da uma violência que “destrói a vida, uma violência luciferina, diabólica”, num encontro com os participan­tes da Assembleia Plenária da Reunião das Obras para a Ajuda às Igrejas Orientais (ROACO).

“Por favor, continue a manter diante dos seus olhos o ícone do Bom Samaritano: Vocês o fizeram e eu sei que continuarã­o a fazê-lo também pelo drama causado pelo conflito de Tigray, que feriu novamente a Etiópia e parte da Eritreia, e sobretudo à amada e martirizad­a Ucrânia”, disse Francisco no seu discurso.

 ?? ?? Papa relembrou uma vez mais os dramas da guerra e faz um apelo à paz.
Papa relembrou uma vez mais os dramas da guerra e faz um apelo à paz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal