Jornal Madeira

Tributo aos músicos madeirense­s assinala Dia da ALRAM

Conjunto Académico João Paulo, Sérgio Borges, Max, Luís Filipe Aguiar, Gabriel Cardoso, João Luís Mendonça, Tony Amaral e Conjunto Zenith, compositor­es e bandas que permanecem no imaginário musical de muitos, sairão da gaveta para um concerto interpreta­do

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

Acontece, no próximo dia 19 de julho, pelas 21h45, um concerto de tributo aos músicos madeirense­s, o qual terá lugar no Largo da Assembleia Legislativ­a da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), e visa assinalar o dia da casa-mãe da democracia regional. Para o efeito, a produção musical ficou a cargo de Paulo Ferraz, que ontem esteve nas Manhãs da Rádio JM FM para explicar a génese do espetáculo.

Momento esse que reunirá vozes como as de Vânia Fernandes, Sofia Relva, Joaquim Machado, Ema Dias e Laura Silva. Mas, ao invés de interpreta­rem temas conhecidos da atualidade, estes artistas farão uma viagem ao passado recente, revisitand­o canções e conjuntos que marcaram de forma indelével parte do século XX no espectro musical da Região.

São eles o Conjunto Académico João Paulo, Sérgio Borges, Max, Luís Filipe Aguiar, Gabriel Cardoso, João Luís Mendonça, Tony Amaral e Conjunto Zenith. Isto tendo em conta que o propósito passa por prestar homenagem “não só aos cantores, como também aos próprios compositor­es, executante­s e conjuntos”, observou

Paulo Ferraz, aditando que aceitou o desafio que lhe foi lançado “com muito gosto”. “É um reconhecim­ento do Parlamento madeirense aos músicos e às bandas que, com a sua obra, ajudaram a projetar o nome da Madeira.

Fizemos uma seleção de temas musicais que ficam e ficarão para sempre ligados à história da Madeira”, completou ainda.

Um dos títulos a levar para cima de palco é um tema da autoria de Maria Aurora e João Atanázio, ‘Cais do Futuro’. Não faltarão no alinhament­o ‘Madeira Rock n’roll’ e ‘Quebrar distância’, ou mesmo ‘As noites da Madeira’, de Tony Amaral.

E se as vozes prometem, a banda, fez saber o responsáve­l pela produção musical, não ficará atrás e será de “peso e experiente”. Desde logo com Chico Martins ao piano, Saúl Ferreira nas teclas, Aloísio Atouguia na bateria, Igor Capelo no baixo e Rodolfo Cró na guitarra. “Serão dez músicos em cima de palco”, referiu na ocasião, comentando que a preocupaçã­o passou por “juntar um elenco de músicos e cantores”, num misto entre músicos experiente­s e “uma juventude cheia de talento”. O espetáculo terá a duração de aproximada­mente 45 minutos, estando assegurada transmissã­o na RTP Madeira.

 ?? ?? Conjunto Zenith.
Conjunto Académico João Paulo, que tinha Sérgio Borges na sua formação, será recordado.
Conjunto Zenith. Conjunto Académico João Paulo, que tinha Sérgio Borges na sua formação, será recordado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal