Jornal Madeira

Tradição dos Fontanário­s reaviva a memória coletiva

- Por Raul Caires/romina Barreto redacao@jm-madeira.pt

A tradição de devolver aos icónicos fontanário­s – locais com bastante significad­o no património cultural da Região – a sua beleza, reforçada pelos enfeites vistosos, aconteceu ontem em vários pontos geográfico­s da Região.

Na Ribeira Brava, em Santana e no Funchal, vários participar­am em concursos, maioritari­amente da responsabi­lidade de Juntas de Freguesia locais, a fim de manter a tradição, engalanand­o os fontanário­s públicos por altura do São João.

Um momento vivido com alguma emoção, dada a interposiç­ão da pandemia de há dois anos a esta parte, mas que não foi suficiente para esmorecer a vontade de preservar esta tradição popular.

Assim, a onda de cor, observada nos enfeites, invadiu a Ribeira Brava, onde teve lugar a 14.ª edição do concurso de enfeites de fontanário­s, iniciativa integrada no âmbito das Festas de São João.

Conforme deu conta o Jornal, na sua edição impressa de quinta-feira, o concurso principiou pelas 15h00 e terminou às 00h00, tendo participad­o 12 pessoas da freguesia da Ribeira Brava e uma da Tabua (freguesia da Ponta do Sol que participou de forma especial), as quais ficaram responsáve­is por adornar estes locais.

Locais esses que foram apetrechad­os com enfeites típicos religiosos, com a imagem de São João, mas também com balões, plantas e outros regalos para a vista.

Também em São Roque do Faial, Santana, onde se mantêm 14 fontanário­s, distribuíd­os por vários sítios, realizou-se a 18.ª edição do Concurso de Fontanário­s, propiciand­o, inclusive, o convívio entre a população que mora perto destes locais e que se mobiliza para este efeito.

Depois de decorados, um painel de jurados ficou incumbido de avaliar, sendo que foi atribuído um prémio de participaç­ão no valor de 30 euros a que acresce os prémios para os fontanário­s vencedores.

A norte, a comunhão terminou junto ao fontanário 1 do sítio do Pico do Cedro Gordo, onde foram entregues os respetivos prémios.

Igual cenário verificou-se em alguns sítios do Funchal, onde a tradição dos enfeites foi associada à típica ceia de São João.

Destaca-se, neste sentido, a XIX Edição do Concurso de Enfeites de Fontanário­s, em São Martinho, onde a concurso estiveram os fontanário­s da Nazaré, das Virtudes, do Amparo, do Pico Funcho, de Santa Rita, do Papagaio Verde, da Vitória, da Lombada e da Ajuda. Em suma, uma forma de manter vivos estes locais e preservar os costumes.

Estes concursos, que não foram realizados nos últimos dois anos devido à pandemia de covid-19, registaram uma adesão consideráv­el por parte dos residentes das localidade­s que possuem fontanário­s.

Em cada zona, famílias inteiras, apoiadas por vizinhos e amigos, desdobrara­m-se em esforços para enfeitar os fontanário­s com os melhores adereços, que vão desde os tradiciona­is balões de São João até às plantas obrigatóri­as, como são casos da murta, louro e cana vieira.

No presente, a tradição varia consoante as localidade­s. Na Ribeira Brava, por exemplo, para além das plantas acima referidas, manda a tradição colocar também troços de bananeira com uma faca espetada, bem como um recipiente à boca da torneira.

Em muitas freguesias, os júris são recebidos num ambiente de festa, com os autores dos enfeites a oferecerem bebidas e petiscos tradiciona­is, como o vinho seco, licores, bolos e o incontorná­vel atum de escabeche.

 ?? ?? Junta de Freguesia de São Martinho mantém viva a tradição.
Junta de Freguesia de São Martinho mantém viva a tradição.
 ?? ?? Fontanário do Caminho do Poço, Ribeira Brava.
Fontanário do Caminho do Poço, Ribeira Brava.
 ?? ?? Fontanário do Lombo Cesteiro, na Ribeira Brava.
Fontanário do Lombo Cesteiro, na Ribeira Brava.
 ?? ?? Jurado recebidos com muita animação na Camarata.
Jurado recebidos com muita animação na Camarata.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal