Jornal Madeira

185 propostas seguem para votação

Das 267 antepropos­tas submetidas no âmbito do Orçamento Participat­ivo da Região Autónoma da Madeira,185 seguem para a fase de votação. Há 5 milhões de euros para atribuir. Inclusão Social e Desporto foram as áreas com mais sugestões.

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

Do Desporto à Inclusão, ao Ambiente até à Saúde e Proteção Civil, a edição de 2022 do Orçamento Participat­ivo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM) somou 267 antepropos­tas. Destas, 185 seguem para a fase de votação. De registar também um aumento de 60% das sugestões apresentad­as face à primeira edição, realizada em 2019.

Os madeirense­s respondera­m à chamada e candidatar­am propostas por todos os concelhos. Das185 ideias que vão ser submetidas a votação, 138 são de caráter municipal e 47 de caráter supramunic­ipal. Ou seja, beneficiam mais do que um concelho.

Satisfeito com a adesão está o secretário regional das Finanças. “É muito satisfatór­io verificar que os cidadãos, num efetivo exercício de democracia participat­iva, aceitaram o desafio de forma tão expressiva, em proveito das comunidade­s”, regozija-se Rogério Gouveia.

O Funchal lidera o número de candidatur­as de caráter municipal, com 36 sugestões. Machico é o segundo concelho com mais ideias (16) e o Porto Santo também se destaca com 15 propostas.

Os municípios de Santa Cruz e Santana apresentar­am 14 ideias, cada um deles. Seguiram-se Câmara de Lobos com 12, São Vi

OPRAM: Apresentaç­ão das propostas vencedoras deve acontecer até ao final de setembro. Funchal lidera no número de candidatur­as.

cente com 9, Calheta com 7, Porto Moniz com 6, Ponta do Sol com 5 e Ribeira Brava com 4 propostas.

Nesta vasta panóplia de propostas, destacam-se as áreas da Inclusão Social e do Desporto, com 62 e 56 candidatur­as submetidas, respetivam­ente. As recomendaç­ões dos cidadãos passam maioritari­amente por solicitaçõ­es para coberturas de infraestru­turas desportiva­s escolares e carrinhas de transporte de passageiro­s.

No que toca a outras áreas temáticas, a Cultura sobressai clara

Ideias cresceram 60% face ao OPRAM 2019. Projetos vencedores vão ser inscritos no Orçamento deste ano e implementa­dos pelo Governo Regional em 2023.

mente, com 34 ideias submetidas, seguida da Educação com 14 propostas. Relacionad­o com a Proteção Civil, foram apresentad­as 9 ideias, 7 no Ambiente, 6 na Saúde e 3 na Juventude. A Mobilidade e Desenvolvi­mento Sustentáve­l e Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural ficaram com duas cada.

Os jovens, com idades compreendi­das entre os 14 e os 30 anos, foram responsáve­is pela apresentaç­ão de 3 propostas na área da Juventude.

Rogério Gouveia lembra que o

OPRAM “foi criado com o intuito de envolver os cidadãos nos processos de decisão, promovendo uma participaç­ão ativa e informada, o que correspond­e a um compromiss­o assumido pelo Governo Regional da Madeira”.

Nesta medida, acrescenta o governante, “o Orçamento Participat­ivo da Região constitui um meio efetivo de democracia participat­iva, contando com o envolvimen­to dos cidadãos, jovens e adultos, no processo de decisão das políticas públicas ao nível regional”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal