Jornal Madeira

Turista resgatado em operação complexa

- Por Paulo Graça paulo.graca@jm-madeira.pt

Um estrangeir­o de nacionalid­ade holandesa esteve perdido nas serras de Santana quase 24 horas, tendo sido encontrado pelos bombeiros um dia após o início das operações de socorro que se revelaram muito complexas. O turista, de 32 anos, esteve perdido perto da zona do Vale da Lapa, segundo informaçõe­s vinculadas por fonte do Serviço Regional de Proteção Civil, num trilho fora de um percurso recomendad­o.

Ao início da noite de quinta-feira foi montada uma operação de busca através da equipa de resgate em montanha dos Bombeiros Voluntário­s de Santana, apoiada por elementos do corpo da Polícia Florestal. Durante essa operação, as equipas de resgate não conseguira­m chegar até ao turista.

Após uma interrupçã­o durante a madrugada, a operação de busca e resgate pelo turista dos Países Baixos foi retomada, logo às primeiras horas da manhã desta sexta-feira.

Tal como avançou o JM em primeira mão, após o alerta, foi montada uma operação de busca, no entanto, devido ao local onde se encontrava o turista, foi necessário reforçar os meios, com a equipa especializ­ada dos Bombeiros Voluntário­s Madeirense­s (BVM).

BVM na operação

Ao final da manhã de ontem, uma equipa composta por oito elementos da Equipa de Resgate em Montanha dos Bombeiros Voluntário­s Madeirense­s (BVM) juntou- se aos meios que estavam no local, já que era necessário um trabalho mais árduo e especializ­ado na recuperaçã­o da liberdade do turista.

O turista holandês, que se encontrava desapareci­do desde o dia de anteontem, foi encontrado ontem e estava bem de saúde. O homem passou uma noite ao relento.

 ?? ?? Logo após o alerta foi montada uma operação de busca.
Logo após o alerta foi montada uma operação de busca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal