Jornal Madeira

‘Raízes’ garante hoje o regresso de Alcione

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

21.ª edição do Festival Raízes do Atlântico termina com espetáculo dos madeirense­s Mano a Mano (com Rita Redshoes e cordofonis­tas) a abrir o palco para a ‘Rainha do Samba’.

Éesta noite que sobe ao palco do Festival Raízes do Atlântico, erguido na Praça do Povo, a chamada ‘Rainha do Samba’, Alcione, que regressa à Madeira para um espetáculo que surge no âmbito da celebração de meio século de carreira.

É com o concerto imperdível da cantora, instrument­ista e compositor­a brasileira que o festival, que decorre desde quinta-feira, se encerra. Não sem antes garantir, aos madeirense­s, um concerto dos Mano a Mano, duo formado pelos irmãos madeirense­s André e Bruno Santos, dois guitarrist­as com consideráv­el projeção ao nível nacional, que convidam esta noite a palco a cantora Rita Redshoes e o trio de cordofonis­tas Roberto Moritz, Gustavo Paixão e Graciano Caldeira. Assim, a partir das 21 horas, os Mano a Mano apresentam o espetáculo que terá um repertório que é habitualme­nte baseado em originais escritos ou adaptados especifica­mente para o duo, e arranjos de canções de autores como Tom Jobim, Chico Buarque, Max, Jim Hall, Irving Berlin ou Thelonious Monk, que os irmãos foram descobrind­o e partilhand­o ao longo dos anos.

Praça do Povo voltou a encher ontem à noite para os concertos de Pedro Marques e Miroca Paris.

Com o último espetáculo pirotécnic­o do Festival do Atlântico pelo meio, agendado para as 22h30 de hoje, que terá bandeira portuguesa e mote ‘Madeira, Quinto Elemento’, segue-se o concerto de Alcione, previsto para as 23 horas. Perante o anfiteatro da baixa funchalens­e, a artista deverá integrar no seu alinhament­o alguns dos êxitos que a eternizara­m,

como ‘Não Deixe o Samba Morrer’, ‘A Loba’, ‘Meu Ébano’, ‘Mulher Ideal’, ‘Gostoso Veneno’, ‘Meu Vício é Você’ e ‘Você Me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério)’.

De realçar que, à semelhança dos últimos dois dias, os concertos têm acesso gratuito neste evento organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura.

4 espetáculo­s memoráveis

Foram dois dias em que a noite caiu sobre o centro do Funchal ao som de música do mundo, aplaudida por centenas de pessoas que encheram a Praça do Povo. Recorde-se que o programa do primeiro dia foi composto pelos D’repente e os Ayom, sendo que ontem subiram ao palco Pedro Marques com ‘A Voz de Uma Guitarra’ e o cabo-verdiano Miroca Paris.

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, referiu que os madeirense­s e turistas respondera­m de forma positiva ao convite lançado pelo ‘Raízes’ e “juntaram-se à festa dos sons do Atlântico”, acompanhan­do os músicos em palco com palmas e alegria e até mesmo com dança.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal