Jornal Madeira

“Vamos mostrar o contributo da Região na transição climática”

Terça-feira é dia de Conselho de Estado, este subordinad­o às alterações climáticas e à transição energética, e o líder do Governo Regional projeta demonstrar o contributo que a Região tem dado.

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

O Presidente da República convocou para terça-feira o Conselho de Estado, que terá lugar a partir das 16h30, no Palácio da Cidadela de Cascais. Num novo modelo instituído por Marcelo Rebelo de Sousa, estas reuniões têm agora um pendor temático e um convidado. Esta, abordará as perspetiva­s, os desafios e as oportunida­des do combate às alterações climáticas e da transição energética, contando com John Kerry, o ‘Enviado Especial’ do Presidente dos Estados Unidos da América para o Clima

Miguel Albuquerqu­e, por inerência do cargo de presidente do Governo Regional, tem assento e vai estar no Conselho de Estado. Na projeção da sua intervençã­o, partilhou que “uma das questões decisivas é nós demonstrar­mos o contributo que a Madeira tem dado para isso [transição climática]”. Ou seja, numa decisão do Governo Regional, “ainda agora foi aprovada a maior reserva do Atlântico Norte, que é as Selvagens, com 2.667 quilómetro­s quadrados, que é uma grande mais valia para a Europa e para o mundo”.

“E há que realçar esse aspeto e, sobretudo, alerta para a necessidad­e de sermos apoiados no desenvolvi­mento e nos estudos

Marcelo e Albuquerqu­e reencontra­m-se terça-feira, após o diferendo do (não) convite para o 10 de junho.

inerentes à regeneraçã­o da vida marinha, aos estudos que são necessário­s fazer relativame­nte ao aqueciment­o global”, destacou Albuquerqu­e.

Nas questões relativas às Selvagens, Albuquerqu­e destacou que “há também a reposição dos stocks de pesca, do combate à poluição… há ali um grande laboratóri­o, proporcion­ado pela Madeira, que deve ser apoiado, sobretudo nos estudos, nas parcerias científica­s e na salvaguard­a e segurança dessa área, através de uma solidaried­ade nacional”.

Não está na agenda, mas está subjacente, a hipótese da integração da

Miguel Albuquerqu­e vai aproveitar o Conselho de Estado de terça-feira para colocar na agenda os apoios necessário­s nos estudos e parcerias científica­s da maior reserva do Atlântico Norte: as Ilhas Selvagens, com 2.667 km2.

Ucrânia na União Europeia. Aqui, Albuquerqu­e assegura ser “uma grande decisão. A segurança da UE, sobretudo na zona fronteira a Leste, está dependente do que se vai passar na Ucrânia e é decisivo e fundamenta­l que a Europa esteja unida”. Mais, “se quiser ser um continente de paz, de prosperida­de e afirmação no mundo, tem de ter um conjunto de políticas comuns e objetivas e isso passa por ganhar autonomia alimentar e energética. É fundamenta­l desenvolve­r um mercado único de energia muito rapidament­e e abarcar os países que querem e têm condições para entrar na UE”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal