Jornal Madeira

Papel fundamenta­l da Mulher também como pilar da Emigração

Pedro Ramos destacou o papel da Mulher também como pilar da emigração portuguesa, e que saiu reforçado com a pandemia. Celebração do Dia da Madeira coincidiu com homenagem à Liga da Mulher na África do Sul.

- Por Agostinho Silva, na Cidade do Cabo (África do Sul) agostinhos­ilva@jm-madeira.pt

Não é nada habitual, mas ontem na Cidade do Cabo o destaque recaiu no papel da Mulher, também no âmbito do fenómeno da emigração. A iniciativa foi do secretário regional Pedro Ramos, que está na África do Sul em representa­ção do Governo Regional da Madeira.

A Associação Portuguesa na Cidade do Cabo acolheu ontem uma festa com dois motivos para celebrar: a Liga da Mulher, que recentemen­te completou 31 anos, e Dia da Madeira antecipado.

O governante regional aproveitou a dupla celebração para elogiar e reforçar o papel da Mulher. "Falar de emigração é falar também da Mulher e do papel fundamenta­l que teve e tem neste fenómeno, apesar de habitualme­nte só nos lembrarmos daquilo que os homens fazem", realçou Pedro Ramos perante uma sala cheia de emigrantes, a maior parte oriundos da Madeira.

O governante, que na Madeira tem a tutela das questões da Saúde, referiu-se também aos últimos dois anos de pandemia, em que a Mulher funcionou como "pilar da sociedade", com impacto especial no campo da Saúde Mental.

Já sobre o motivo que o fez retornar à África do Sul, quatro anos após a sua primeira visita este país, Pedro Ramos apresentou a Madeira como símbolo dos 'três S' - Saudável, Segura e Sustentáve­l - interligan­do-a com a sua vastíssima Comunidade na Diáspora. "Onde há um madeirense há trabalho, há progresso".

O governante madeirense terminaria a sua intervençã­o com elogios à forma como foi recebido neste primeiro dia de estada na África do Sul, nomeando diretament­e o cônsul-geral no Cabo, Jorge Teixeira de Sampayo, e o conselheir­o

Pedro Ramos abriu os festejos do Dia da Madeira com uma homenagem à Mulher.

da Diáspora Madeirense, Luís Andrade. "Parece que ainda não saí da Madeira, sinto-me em casa", disse.

31 anos de dinamismo

Porque era também dia de celebrar

a Liga da Mulher na África do Sul, a atual presidente Gina Brasier, madeirense, fez as honras da casa com vários agradecime­ntos aos responsáve­is pela Associação Portuguesa, designadam­ente Luis Andrade

e Carlos Aguiar, respetivam­ente presidente e vice-presidente.

Presente na festa que assinalou a dupla celebração da Madeira e da Liga da Mulher esteve também Ligia Fernandes, atualmente só com as funções de conselheir­a das Comunidade­s Portuguesa­s na Cidade do Cabo.

Jgorge Teixeira de Sampayo, o consul-geral nesta cidade da África do Sul, elogiou também a participaç­ão dos convivas neste regresso à normalidad­e num país que ainda esta semana decretou o fim da obrigatori­edade do uso de máscara. "Esta sala cheia mostra a vitalidade e o dinamismo desta Comunidade", elogiou.

Grupo vai ao Carnaval

Notícia bastante celebrada foi o anúncio feito por Gina Brasier, sobre a deslocação de um grupo da Cidade do Cabo para participar no próximo Carnaval na Madeira.

Trata-se do grupo 'Império da Ilha', dinamizado pelos irmãos Octávio e Victor Henriques, que se preparam para viajar para a Madeira, em fevereiro do próximo ano, com cerca de 30 a 40 entusiasta­s.

A noite de festa na Associação Portuguesa estendeu-se até tarde, com a animação a cargo da artista local, Ana de Abreu.

Médico-dentista

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal