Jornal Madeira

JUSTIÇA RENDE MAIS DE 2 ME AO MARÍTIMO

Decisões judiciais favoráveis­ráveis ao Marítimo, que se arrastaram durante muitos anos, garantem fundos extra aos cofress verde-rubros.

- Por Raul Caires raulcaires@jm-madeira.pt

O Marítimo não ganhou dinheiro este ano com a venda de jogadores, mas nos cofres verde-rubros está prevista a entrada de mais de 2 milhões de euros, fruto de processos judiciais que culminaram com decisões judiciais favoráveis.

Segundo veio a público na última semana, o FC Porto vai ter de pagar 1,1 milhões de euros (ME) ao Marítimo relativos aos direitos da transferên­cia de Pepe para o Real Madrid, por força da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, que foi chamado a se pronunciar, através de recurso interposto pelos portuenses, sobre uma sentença emanada pelo Juízo Cível do Funchal. Sem possibilid­ade de recurso, chegou assim ao fim numa ‘novela litigiosa’ com perto de 15 anos e que começou após a transferên­cia do defesa central português para a capital espanhola, em 2007.

Os verde-rubros receberam 3,65 ME pela mudança do jogador para os 'merengues', mas a direção da SAD, então liderada por Carlos Pereira, defendeu que o valor total devido estava fixado no 4,2 (ME), ou seja, sem qualquer dedução quanto às comissões que foram pagas ao intermediá­rio do negócio, o empresário Jorge Mendes uma vez que estas deveriam ser suportadas pelos dragões.

Este caso, recorde-se, atravessou várias instâncias judiciais e arbitrais durante uma década e meia, pelo que o desfecho do mesmo representa uma grande vitória para os verde-rubros.

Outro caso que obteve uma decisão favorável e também já sem hipótese de recurso diz respeito ao aos egípcios do Zamalek, que foram condenados pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) a pagar ao Marítimo 1 ME, mais juros, pela transferên­cia do jogador Mohamed Ibrahim, que ocorreu na época 2014/15.

Mohamed Ibrahim, atualmente com 30 anos, chegou ao Marítimo, como o jogador mais caro da história do clube, provenient­e do Zamalek, clube ao qual regressou, poucos meses depois, por iniciativa própria, após ter disputado apenas oito jogos pelos com a camisola do Leão do Almirante Reis.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal