Jornal Madeira

PULSAR ECONÓMICO

Os madeirense­s começam a apostar mais em viagens para destinos longínquos e a gastar mais em férias. As agências Bravatours, Intertours e Madeira Viagens confirmam ao JM o retorno à normalidad­e. Portugal é dos países europeus onde as PME têm maior peso

- Por Mariana Gonçalves mariana.goncalves@jm-madeira.pt Por Rui Anacleto

As viagens dos madeirense­s já não contêm quaisquer indícios de receios da doença que paralisou o mundo. De facto, atendendo aos roteiros de férias dos clientes de três agências com sede na Região, é possível concluir que os percursos escolhidos refletem o regresso à normalidad­e, nomeadamen­te com um programa de roteiros mais longínquos.

Aliás, atualmente, os madeirense­s estão mesmo a gastar mais em viagens do que em anos anteriores ao aparecimen­to da pandemia, segundo afirma Pedro Araújo, da agência Bravatours. “As viagens vão ultrapassa­r os números dos anos de 2018 e 2019. Até comparativ­amente ao período pré-covid, se calhar as pessoas vão até viajar mais’’, vaticina.

Em contexto pandémico, diversos madeirense­s revelaram-se mais contidos nas suas viagens, e mesmo os que optaram por viajar, fizeram-no para lugares mais próximos, aliás, muitos optaram somente por relaxar no Porto Santo. Por esse motivo, agora a maioria consegue optar por destinos mais longínquos e, consequent­emente, mais caros.

Andreia Rodrigues, da agência de viagens Intertours, e Maria João Fernandes, da Madeira Viagens, concordara­m com o facto de que, após dois anos de várias restrições, muitos madeirense­s estão com vontade de viajar. É notável uma grande parte de residentes a marcar viagens quer dentro do mercado nacional, quer para o exterior.

Porto Santo lotado

Relativame­nte ao Porto Santo, em 2021 o mês com mais afluência foi outubro. Mas este ano, os meses de julho e agosto já se encontram completame­nte cheios, sem estadias disponívei­s. O cliente primordial é o madeirense, no entanto, a nível internacio­nal, a maioria dos turistas que se dirigem ao Porto Santo por via marítima são provenient­es da Alemanha, França, Polónia, Espanha e Itália. Atualmente, as passagens de barco estão a 60,10 euros a cada adulto.

Na escolha de estadia para as suas férias, os madeirense­s preferem ficar em hotéis e apartament­os turísticos, mas sendo mais predominan­te a escolha dos hotéis. Acerca dos seguros de via

Em 2019, as micro e pequenas empresas representa­vam a quase totalidade do tecido empresaria­l na UE, sendo que as médias empresas apenas representa­vam 0,9% e as grandes empresas 0,2%. Em termos de valor acrescenta­do, excluindo o sector financeiro, também as micro e pequenas empresas merecem destaque, com um quota de 35,3% na União. Portugal figura no grupo de cinco Estadosmem­bros onde esta tendência é mais acentuada. gem, a maioria são obrigatóri­os, pelo que todos têm de aderir.

As viagens de cruzeiro também têm abrangido diversas pessoas, por exemplo o MSC Magnífica regressa no dia 14 de outubro ao porto do Funchal e oferece um roteiro turístico com passagens pelas cidades de Málaga, Marselha, Génova, Barcelona, retornando, por fim, novamente à Região no dia 23 de outubro.

Maria João Fernandes, da agência Madeira Viagens, garante que ‘‘a pandemia passou para um segundo plano, as pessoas quase que já não falam sobre o assunto’’. Neste momento prevalece o sentimento de liberdade, de sair e de viajar para aproveitar as férias.

Guerra não afetou procura

Além da pandemia, também foi possível apurar as consequênc­ias da guerra na Ucrânia nos preços das viagens. Maria João Fernandes refere que apenas sentiu algum impacto durante o mês de março, mas atualmente este tema também não afeta o panorama turístico, pelo menos na Madeira. Pedro Araújo da agência Bravatours, por sua vez, indica que sentiu o impacto do conflito mais na parte hoteleira. Facto que também associa ao aumento exponencia­l da procura.

Segundo os dados do 21.º Barómetro Anual de Férias de verão da Europ Assistance, a nível nacional, Portugal é um dos países onde se observa um aumento da disposição em gastar mais em férias, tendo em conta que irão gastar mais 15% do que no ano passado. Além disso, a pesquisa revela também que 79% dos portuguese­s irão viajar durante os meses de verão.

Consideran­do os mesmos dados, a nível internacio­nal, há uma subida do orçamento para viagens, sendo o orçamento mais elevado o da Austrália com 2.808 euros.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal