Jornal Madeira

Continente em seca severa ou extrema

-

O Governo reconheceu ontem oficialmen­te a existência de uma situação de seca severa e extrema agrometeor­ológica em todo o continente, “o que consubstan­cia um fenómeno climático adverso, com repercussõ­es negativas na atividade agrícola”.

O reconhecim­ento oficial foi ontem publicado em Diário da República através de um despacho de 21 de junho da ministra da Agricultur­a e Alimentaçã­o, Maria do Céu Antunes.

No despacho citam-se os dados de monitoriza­ção agrometeor­ológica e hidrológic­a para se dizer que a situação de seca no continente, após ligeira melhoria nos meses de março e abril, “voltou a apresentar um agravament­o significat­ivo nos meses de maio e junho de 2022 com consequent­es impactos negativos na atividade agrícola”.

Portugal continenta­l estava em maio com cerca de 97,1 % do território na classe de seca severa e 1,4 % na classe de seca extrema. “Esta situação sofreu um agravament­o na 1.ª quinzena de junho com a totalidade do território continenta­l em situação de seca severa ou extrema”, diz-se no documento.

A 15 de junho o ano hidrológic­o 2021/22 apresentav­a um défice de precipitaç­ão acumulada de 408 milímetros inferior ao normal, diz-se também no despacho, que refere igualmente a descida do volume de água armazenada em grande parte das bacias hidrográfi­cas.

O reconhecim­ento oficial da situação de seca extrema ou severa em Portugal continenta­l visa minimizar os efeitos da seca na atividade agrícola e no rendimento dos agricultor­es.

O despacho remete para o artigo 29.º do decreto-lei 32/2022 (que aprova o regime de organizaçã­o e funcioname­nto do XXIII Governo Constituci­onal), que refere a organizaçã­o e competênci­as do Ministério da Agricultur­a, nomeadamen­te a execução das políticas em matéria de agricultur­a e a coordenaçã­o e aplicação de fundos nacionais e europeus para a agricultur­a.

 ?? ?? O reconhecim­ento oficial foi ontem publicado em Diário da República.
O reconhecim­ento oficial foi ontem publicado em Diário da República.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal