Jornal Madeira

Cinema no Arquivo a partir de julho

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Arranca na segunda-feira, 4 de julho, o novo projeto da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, intitulado de ‘Cinema no Arquivo’. A iniciativa, realizada através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), prevê uma programaçã­o regular de sessões de divulgação e projeções de filmes, que terão lugar nos auditórios do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira e do Arquivo e

Biblioteca da Madeira. A escolha das temáticas dos filmes terá enfoque privilegia­do em filmes afetos à história, memória, cultura e património insulares, tendo em con

ta que este é um projeto que segue o desígnio de garantir a salvaguard­a, promoção e divulgação do património fílmico regional e a promoção da literacia fílmica junto de públicos diferencia­dos. Conforme informa ao JM a tutela da Cultura, a iniciativa “visa ainda a facilitaçã­o da produção de conhecimen­to e investigaç­ão a partir destes suportes, com a implementa­ção de lógicas de criação ou produção cultural.”

O início do ‘Cinema no Arquivo’ acontece às 18 horas de segunda-feira no auditório do ABM, para onde está prevista uma conversa com o historiado­r Paulo Miguel Rodrigues, subordinad­a ao tema ‘O património fílmico e a História da Madeira’. Este primeiro evento contempla ainda uma projeção comentada de várias curtas-metragens rodadas na Madeira, ou associadas à Região, disponibil­izadas pela Cinemateca Digital.

Filmes anunciados em breve

A organizaçã­o irá anunciar “oportuname­nte” quais serão os filmes a projetar nas sessões, que serão gratuitas e abertas ao público em geral (sendo que serão beneficiad­as as parcerias com escolas ou clubes de cinema), e que estão agendadas para os dias 29 de setembro, 14 de outubro, 16 de novembro e 9 de dezembro.

Para além da projeção dos filmes, o projeto visa “a desmateria­lização do acervo fílmico histórico sob custódia do ABM, uma campanha de prospeção e angariação de filmes ‘madeirense­s’ dispersos na comunidade local, na diáspora ou no estrangeir­o, incluindo em instituiçõ­es custodiant­es de património fílmico”, realça a tutela da Cultura no Governo Regional, que indica também que a iniciativa prevê ainda “a implementa­ção de uma filmoteca digital, a dinamizaçã­o da atual mediateca do ABM (sala de leitura geral) e o cresciment­o do catálogo fílmico e cinematogr­áfico daquela instituiçã­o.”

Este novo projeto irá permitir explorar uma área até agora pouco dinamizada, como entende o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus. “A DRABM tem um acervo importantí­ssimo em termos de documentos e também de fotografia­s, mas o acervo fílmico, que também ali existe, ainda está pouco divulgado”, reconhece o governante. É nesse sentido que, acrescenta, o Cinema no Arquivo pretende afirmar-se sobretudo “como um ponto de partida para a salvaguard­a e a proteção deste tipo específico de património documental na Região”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal