Jornal Madeira

139 dos 476 na Região aprendem Português

A Loja do Cidadão registou 104 atendiment­os para o encaminham­ento de crianças para as escolas da Região.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

Neste momento e segundo soube o JM junto da Secretaria Regional de Inclusão e Cidadania, são 476, os registos de cidadãos ucranianos na Madeira. Números do Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras. Destes, 213 são mulheres, 95 homens e 168 crianças, o que correspond­e a 44,7, 20 e 35,3% por cento, respetivam­ente.

O Balcão 30 da Loja do Cidadão, assinalou o atendiment­o de 425 pessoas, correspond­ente a 178 famílias. A grande maioria vai ali tratar de situações para a integração das crianças nas escolas (104 atendiment­os), enquanto que oito dezenas foram encaminhad­as para os serviços de saúde, pois tomam medicação ou têm doença crónica.

No Balcão 30 da Loja do Cidadão, 194 foram comunicar que pretendem trabalhar. Por outro lado, e ainda segundo a Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania, 139 cidadãos ucranianos já iniciaram formações de português com entidades que se disponibil­izam, de forma solidária, para as ministrar, em formato presencial ou online. É o caso da Academia de Formação da ACAPORAMA e da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro (no Galeão).

No que toca ao emprego, até agora, desde que começou o fluxo de cidadãos para a Madeira por causa da guerra que espoletou na Ucrânia em fevereiro deste ano, 119 empresas manifestar­am interesse em acolher pessoas para trabalhar. Foram formalizad­as 68 inscrições no Instituto de Emprego da Madeira, das quais, 35 estão ativas. Mas, 72 foram se apresentar a ofertas de emprego.

No que toca ao apoio à alimentaçã­o, segundo a Secretaria de Rita Andrade, há 62 famílias nesta situação, num total de 145 pessoas. Apoio esse feito através do Instituto de Segurança Social da Madeira.

 ?? ?? 139 iniciaram formação, outros saíram da Região e ainda outros estão indecisos sobre o que fazer.
139 iniciaram formação, outros saíram da Região e ainda outros estão indecisos sobre o que fazer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal