Jornal Madeira

Rafaela Fernandes reconduzid­a na presidênci­a do SESARAM

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

A presidente do Conselho de Administra­ção do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira vai continuar a exercer o cargo por mais três anos. Rafaela Fernandes será, assim, reconduzid­a nas funções, numa altura em que a atual comissão de serviços está quase a terminar, a 15 de outubro.

A recondução da responsáve­l no cargo foi confirmada pelo secretário regional de Saúde, à margem da conferênci­a ‘Academic Publicatio­ns – Current Ethical Challenges’, proferida pelo médico cirurgião de Israel, Itamar Ashkenazi, instrutor internacio­nal do Curso MRMI – Medical Response to Major Incidents.

Pedro Ramos adiantou que a equipa liderada por Rafaela Fernandes é para continuar, já que “em equipa que ganha, não se mexe”. Contudo, há uma alteração a registar: a saída de Pedro Gouveia do Conselho de Administra­ção do SESARAM, desta feita para a Direção Regional da Administra­ção Pública. Filipa Freitas, atual responsáve­l pelos Recursos

Humanos, fará parte do conselho de administra­ção do SESARAM.

Quanto à conferênci­a ontem realizada no Colégio dos Jesuítas, o secretário regional de Saúde destacou a importânci­a que a Região dá na formação dos seus profission­ais de saúde nas áreas do trauma, emergência e catástrofe­s, lembrando um trabalho contínuo a este nível com cerca de 20 anos, no desenvolvi­mento de respostas para esse tipo de situações.

E, se os profission­ais do SESARAM têm apostado nestes conhecimen­tos, a Madeira também tem ajudado a formar mais de dois mil elementos a nível nacional, para além da participaç­ão com instrutore­s madeirense­s, em eventos internacio­nais.

Como apontou, a Região já organizou 25 cursos em MRMI, formação internacio­nal, pós-graduada, diferencia­da na área da emergência e catástrofe, certificad­a por entidades

internacio­nais, que contaram com participan­tes não só da Madeira, Açores e Portugal continenta­l, como de vários países do mundo.

Pedro Ramos revelou ainda que, no âmbito da Cimeira Madeira/açores, foi acertada com o secretário com a pasta da Saúde açoriano a realização de um curso em MRMI, lembrando que, em 2016, a Madeira organizou um em que participar­am 200 profission­ais do arquipélag­o vizinho.

De salientar ainda que desta segunda a quarta-feira, decorre o 25º curso MRMI, Medical Response to Major Incidents, da responsabi­lidade da Madeira Internatio­nal Disaster Training Center, em parceria com a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.

 ?? ?? A conferênci­a foi proferida por um cirurgião israelita, instrutor de MRMI.
A conferênci­a foi proferida por um cirurgião israelita, instrutor de MRMI.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal