Jornal Madeira

Projeto ‘Smart4heal­th’ com novo ciclo de atividades

-

Iniciou-se nesta segunda quinzena de setembro, direcionad­o a residentes e visitantes, um novo ciclo de atividades do Smart4heal­th, o projeto que tem na génese o fornecimen­to de soluções inovadoras nas áreas da saúde digital e bem-estar que permitem aos utilizador­es a recolha dos seus dados de saúde.

Estas ações decorrem na sequência da divulgação do projeto promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, que teve início em maio de 2021, no âmbito da iniciativa Madeira Digital Health and Wellbeing.

O primeiro ciclo de trabalhos desenvolvi­do pela equipa do projeto Smart4heal­th decorreu durante os meses de julho e de agosto deste ano, e foi realizado em parceria com a Frente Marfunchal, no Complexo Balnear do Lido e no Complexo Balnear da Ponta Gorda. Seguir-se-ão outras praias fora do Funchal, em ações em colaboraçã­o com as câmaras municipais de Santa Cruz e Machico.

Neste novo ciclo, o segundo momento de atividades de disseminaç­ão do projeto teve início no dia 15 de setembro, na Universida­de da Madeira - Campus da Penteada, e contou com a divulgação do projeto a toda a comunidade académica da universida­de, aos alunos locais, aos encarregad­os de educação, bem como os alunos Erasmus, no arranque do novo ano letivo.

Segundo informação fornecida ao Jornal pela tutela, durante este ciclo vão haver outras palestras a comunicar o Smart4heal­th na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e no ISAL - Instituto Superior de Administra­ção e Línguas.

Para além da programaçã­o delineada, estão previstas ainda diversas concretiza­ções destinadas aos residentes e turistas em empresas e em cadeias hoteleiras.

Nesta iniciativa que permite obter dados pessoais relacionad­os com a saúde, como parte do pacote, os utilizador­es podem usufruir de um exame médico lombar no equipament­o Medx, um treino específico para fortalecer os músculos inferiores das costas e prevenir lesões, entre outros. A participaç­ão é gratuita, aberta a todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, não necessitan­do de inscrição prévia.

“A Região posiciona-se, assim, como grande demonstrad­or do projeto Smart4heal­th e referência europeia para outras regiões”, realça a SRTC, que mais informa que até a data, constam 550 inscritos na plataforma Smart4heal­th e já foram efetuados 1.669 treinos no equipament­o Medx. Mais informaçõe­s acerca do projeto, podem ser obtidas através do link www.digit-madeira.pt. CG

 ?? ?? O primeiro ciclo foi feito em parceria com a Frente Marfunchal.
O primeiro ciclo foi feito em parceria com a Frente Marfunchal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal