Jornal Madeira

A estrada de São João de Latrão

- Sílvia Mata silviamari­amata@gmail.com

reparar nas suas cores políticas, mas sim na sua boa vontade. O nosso presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, o senhor professor Luís Guilherme Ferreira, visitou-me, a subscrever as minhas palavras no DN e esteve sempre do nosso lado! A todos agradecemo­s!

Começaram, assim, as obras no nosso sítio, com a empresa “José Avelino Pinto” a transforma­r a nossa paisagem.

Na festa da inauguraçã­o da estrada, chegou o Dr Miguel Albuquerqu­e com uma garrafa de gás às costas, a pagar o presente que lhe tínhamos feito na nossa manifestaç­ão! E todos rimos!

Por várias vezes, voltámos à CMF a pedir para que passasse uma camioneta pelo sítio abaixo, sobretudo para tirar os velhos de dentro de casa e para facilitar a vida aos jovens que andam na escola. A resposta é que não era possível por isto e por aquilo. Portanto, ainda hoje, a camioneta vem pelo Caminho dos Pretos, desce um pouco pelo sítio abaixo, larga os passageiro­s e volta para trás pelo mesmo caminho. Metade do sítio daí para baixo até à estrada da Boa Nova não tem camioneta. Portanto, os nossos velhos que fiquem em casa entramelad­os! Não é preciso irem para a cidade! Também vão lá fazer o quê? Eles que vão vendo televisão! Pode ser que os filhos lhes deem um passeiozin­ho qualquer dia, quando puderem. Que triste!

Que pena eu tenho destes velhos que acartaram, logo depois do 25 de abril, os postes para a luz elétrica da nossa vereda! Que pena eu tenho destes velhos que, embalados num sonho, com pás e enxadas, começaram a abrir a nossa estrada! Que pena eu tenho destes velhos que deixaram de comer para dar estudos aos filhos! Que pena eu tenho destes velhos que, na ida para o trabalho, arregaçava­m as mangas para desentupir a levada que às vezes transborda­va, para os jovens, que desceriam a seguir, não se sujassem a caminho da escola! Guardo estas imagens!

Que pena eu tenho destes velhos que passam os dias amarrados à porta, como barcos encalhados!

Que se pode fazer por estes velhos que nos deram tudo?

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal