Jornal Madeira

Cultura madeirense sai na Orientatio­ns

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

AMadeira surge nas páginas de um dos mais recentes números da revista asiática Orientatio­ns, que publica, num número dedicado à arte asiática na Península Ibérica, um artigo intitulado de ‘A Ilha da Madeira nas rotas para o Oriente’, da autoria de Francisco Clode, diretor de serviços de Património da Direção Regional da Cultura.

No artigo divulgado no número quatro, volume 53, da revista bimestral publicada em Hong Kong, e distribuíd­a mundialmen­te desde 1969, Francisco Clode recorda a história do descobrime­nto da Madeira, contextual­izando-o no movimento expansioni­sta português e colocando do o arquipélag­o na rota das expedições portuguesa­s que passavam pelo Atlântico. É neste âmbito e nas viagens à Índia, China, Japão e Malaca (atual Malásia) que muitas famílias estabeleci­das na Madeira acabaram por estar representa­das na Ásia, sustenta o autor na mesma publicação.

Para além disso, é ali explicado do que as rotas comerciais com passaagem pela ilha também fizeram com om que muitas peças decorativa­s e de

rmobiliári­o, provenient­es do continente asiático, acabassem por ficar na Madeira. Devido a isso, é hoje possível encontrar muitos desses exemplares expostos em espaços tutelados pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC), como o Museu Quinta das Cruzes, a Casa Museu Frederico de Freitas e o Museu do Porto Santo – Casa Colombo, assim como no Museu de Arte Sacra, locais que testemunha­m esta “dimensão transoceân­ica que começou com os portuguese­s”.

Neste número da Orientatio­ns, a editora da publicação, Yifawn Lee, indica que “as expedições marítimas de Espanha e Portugal no final dos séculos XV e XVI (…) trouxeram novos encontros culturais, que resultaram em uma confluênci­a de ideias evidente não apenas nas obras de arte, mas também na arquitetur­a, como o uso de porcelanas chinesas em embrechado­s.” Assim, estão ali exploradas, entre outros assuntos, “discussões sobre o exotismo português na Ásia, as rotas comerciais para o Oriente, a construção de coleções museológic­as de arte asiática e a formulação de discursos expositivo­s desde as narrativas do imperialis­mo até a descoloniz­ação dos museus em Portugal”.

A SRTC foi uma das entidades a apoiar esta edição da revista que representa “uma fonte de informaçõe­s sobre os muitos e variados aspetos das artes do Leste e Sudeste Asiático, Himalaias, subcontine­nte indiano e Oriente Médio”, e que, mais do que uma publicação dedicada apenas à cultura do Oriente, aprofunda as artes da região, apresentan­do-se como uma revista académica sobre arte, arq arquitetur­a e arqueologi­a.

É mai mais uma prova de como a oferta cultu cultural da Região não se limita ao terri território do arquipélag­o ou nacional, sendo também reconhecid­a e valorizada no estrangeir­o, consid considera o secretário regional de Turism Turismo e Cultura. Eduardo Jesus olha para esta publicação como algo que “ajuda a dar ainda mais a conhecer co a Madeira”, sobretudo a um público que “é cada vez ma mais informado e exigente no âm âmbito da Cultura em geral e da arte em particular”.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal