Jornal Madeira

Italiano devolve projeto artístico na Ribeira Brava

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

Na turarte’ dá nome ao projeto artístico da autoria de Roberto Pasquale, arquiteto e escultor italiano, natural de Torino, o qual elegeu a Ribeira Brava para desenvolve­r a sua arte.

“Com este projeto, gostaria de oferecer à comunidade um acréscimo atraente que poderá ser desenvolvi­do nos próximos anos na temática ambiental e cultural”, revela o artista plástico, explicado que o ‘Naturarte’ representa “o conceito de integração entre arte e a natureza, combinando harmonia e beleza num cenário de grande potencial paisagísti­co e infraestru­tural”.

Assente nos quatro elementos da natureza - água, terra, fogo e ar -, o projeto ao artista, que desde 2009 escolheu a Madeira para viver, tendo se fixado na Ribeira Brava, começou a ganhar vida em junho passado, por ocasião do Dia Mundial da Criança, na vila do concelho, através da criação de um mural na Avenida Engenheiro Ribeiro Pereira, mais conhecida por nova marginal.

Simbolizan­do o elemento água, ‘Gerações’ foi o nome dado a este mural construído em forma de ondas, tendo sido colorido por pessoas de todas as idades, desde crianças, jovens, adultos e utentes da Universida­de Sénior, tendo cada uma deixado a sua marca.

Instalação artística

Findo este primeiro passo, o projeto segue agora para a segunda fase, em que o artista voltará a destacar o elemento água, desta feita através de uma instalação artística que vai complement­ar o mural. Já os restantes elementos - fogo, terra e ar - serão implementa­dos aos poucos, durante os próximos tempos.

A realização deste projeto artístico na vila da Ribeira Brava é, para Roberto Pasquale, uma forma de partilhar com as pessoas a sua inspiração e criativida­de, contribuin­do para a sustentabi­lidade e o desenvolvi­mento do meio em que está inserido.

Do lado da autarquia, o vice-presidente que tem o pelouro da cultura, destaca a “mais-valia” do projeto que vem “enriquecer culturalme­nte o município” através de uma aposta diferencia­dora.

Por seu turno, o presidente Ricardo Nascimento considera que o projeto “valoriza não só a natureza e as diversas formas de arte, como oferece ao município uma nova atração para locais e visitantes”, estando recetivo a “propostas e projetos culturais de interesse para a população”.

 ?? ?? Mural pintado na Avenida Engenheiro Ribeiro Pereira, na marginal, foi a primeira fase do ‘Naturarte’.
Mural pintado na Avenida Engenheiro Ribeiro Pereira, na marginal, foi a primeira fase do ‘Naturarte’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal