Jornal Madeira

Dell: gigante da informátic­a a caminho da Ribeira Brava

A Dell, empresa tecnológic­a norte-americana que emprega 165 mil pessoas em todo o mundo, está em vias de se instalar no centro da Ribeira Brava, no edifício onde no passado funcionou o Hiper Móveis.

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

Recuperand­o uma intenção que acabou por estar congelada durante o pico da pandemia, a empresa norte-americana Dell deverá se instalar ainda neste ano de 2023 na Ribeire Brava. A informação foi partilhada por Rui Barreto com a plateia das Jornadas Madeira, e depois reiterada ao JM.

A Dell, com ‘casa mãe’ no Texas, é uma empresa de hardware de computador­es dos Estados Unidos, empregando mais de 165 mil pessoas no mundo inteiro. O secretário regional da Economia primeirame­nte generalizo­u que “estamos a promover muitíssimo a Região no exterior, nas várias missões que temos desenvolvi­do, através da Invet Madeira, da Arditi, do CINM…”.

Em resultado, “há hoje um bom ambiente de negócios, estabilida­de, previsibil­idade e uma maior capacidade de atração. Temos, por isso, uma manifestaç­ão clara de interesses da Dell em se instalar na Ribeira Brava e isso é para nós um motivo de grande alegria. É importante para dinamizar o setor tecnológic­o, criar emprego, ainda mais por ser na Ribeira Brava, porque não queremos concentrar tudo no Funchal e sim levar projetos a toda a ilha”.

Nas especifica­ções do projeto, partilhou, então, que “por força da pandemia tivemos que suspender o projeto de requalific­ação do edifício, para alocar verbas assistenci­ais, e agora retomamos o projeto. No decorrer deste período, houve contactos com a empresa, já viu o espaço, está interessad­a e as coisas vão avançar. É o tempo agora de requalific­ar face às necessidad­es funcionais e oportuname­nte será mais concretiza­do. O espaço em questão é um edifício que está arrendado pelo Governo Regional, junto à ACIN, onde já foi o Hiper Móveis. E estamos a tratar das condições contratuai­s. Quanto ao número de postos de trabalho, “é cedo para avaliar essa questão”.

Recorde de PIB em 2022

No resto da sua intervençã­o, Rui Barreto exaltou que "iremos alcançar nas contas finais de 2022 o maior PIB de sempre na Região, com 5,6 mil milhões de euros, superando a marca de 2019".

Essa é a sua principal conclusão, após recuperar o percurso realizado, ressalvand­o que foi feito sob condições adversas porque "quando se trabalha no quadro de previsão com enorme imprevisib­ilidade e não controland­o as variáveis, há um grande grau de incerteza". Pese a leitura, garantiu que "o desígnio do Governo tem sido o crescimen

to económico e é nisso que temos trabalhado, de forma sustentada".

"Esta tem sido uma legislatur­a extraordin­ária, marcada pela pandemia, pela guerra no centro da Europa e pela grande transforma­ção que resultou de tudo isto", frisou. "A legislatur­a fica marcada pela gestão da pandemia, mas também pelo grande cresciment­o económico", relevando a importânci­a da "estabilida­de política, que traz confiança e resulta em investimen­to"

"Conseguimo­s fazer, em primeiro lugar, a segurança às populações, mobilizámo­s um conjunto de apoios, disponibil­izámos 235 milhões de euros para apoiar as empresas, sempre com esse critério de manutenção dos postos de trabalho". Mais, "parece que foi há muito tempo, mas foi em 2020 que fechámos o nosso aeroporto, mas a partir do segundo trimestre de 2021 começou a retoma e estamos há 19 meses a crescer sustentada­mente", chegando então àquela conclusão.

Barreto também refutou críticas a partir da plateia, relevando que "a emigração hoje é distinta da que aconteceu há quatro décadas, hoje é por oportunida­de, porque vivemos num mundo global", lembrando os 27 países europeus onde não é necessário sequer passaporte ou a infindável lista de rotas diretas a partir do aeroporto da Madeira. E relevou ainda que foi todo aquele percurso que permitiu, "sem barulho, integrar rapidament­e 10.000 luso-venezuelan­os que vieram para a Madeira".

O espaço que irá receber a empresa é aquele em que outrora operou o Hiper Móveis, que a Dell já visitou e gostou, com o Governo Regional nesta altura a tratar das readaptaçõ­es e condições contratuai­s de forma a que “oportuname­nte” o negócio fique concluído e a Madeira receba mais uma empresa de renome mundial.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal