Tripulante evacuado devido a queda grave
Operação de resgate a tripulante natural das Filipinas decorreu durante a madrugada desta terça-feira.
Um tripulante de um navio de carga, natural das Filipinas, sofreu uma queda de alguns metros a bordo do navio de carga ‘Magnum Force’, que estava a cinco milhas da Madeira. O homem ficou politraumatizado e recebeu as primeiras assistências a bordo do navio, mas, quando este cargueiro passou ao largo da Madeira, foi – face aos ferimentos que apresentava este tripulante – necessária a evacuação para receber cuidados médicos, sendo que o homem foi transferido para o Hospital Particular da Madeira (HPM).
A operação foi de tal modo delicada que ascendeu a quatro horas e envolveu diversos operacionais, designadamente um enfermeiro do hospital privado, seis socorristas da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e ainda uma embarcação que foi chamada a auxiliar nesta megaoperação, cuja intervenção ditou a entrada a bordo.
Pormenorizando: A vasta operação de socorro envolveu cerca de 10 elementos e foi coordenada pelo hospital privado e CVP com acompanhamento e conhecimento do Serviço Regional de Proteção Civil.
Chamados os meios de socorro do arquipélago, foi preciso entrar a bordo do ‘Magnum Force’ de modo a imobilizar a vítima, neste caso em plano duro e com colar cervical, cujo procedimento foi realizado por um enfermeiro, coadjuvado por dois elementos da CVP. Estes tiveram de manter um sistema de resgate para retirar o tripulante do navio. Já na embarcação que veio prestar auxílio, o homem foi transportado para a marina do Funchal, onde o aguardava a equipa pré-hospitalar da Cruz Vermelha Portuguesa, que chegou ao local pelas 08h45 de ontem.
De seguida, o tripulante prosseguiu para unidade médica designada, neste caso o Hospital Particular da Madeira para receber o devido tratamento, adequado ao seu boletim clínico.
Segundo apurou o Jornal, ao longo do dia de ontem, o prognóstico clínico deste cidadão filipino é reservado e, face a isso, terá de ser submetido a intervenção cirúrgica, o que já deverá ter ocorrido ou acontecerá ao longo das próximas horas.
A operação foi dada como terminada pelas 9h15, hora em que o ferido chegou à unidade hospitalar designada.