Jornal Madeira

Porto do Funchal registou um dia cheio de navios

A presença de quatro navios de cruzeiro não passou despercebi­da, ontem, no Funchal. Dois saíram ao final da tarde, os outros partem hoje. O Lobo Marinho teve folga ‘agitada’.

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Quatro navios de cruzeiro lotaram ontem o porto do Funchal, uma situação que, por mais que se repita, desperta sempre a curiosidad­e, não só dos madeirense­s, como também dos turistas ávidos por registos fotogénico­s do destino de férias.

A presença dos cruzeiros é um deleite para os entusiasta­s de navios e uma oportunida­de de negócio, seja em meios de transporte, na venda de souvenirs, na restauraçã­o, nos cafés, nas esplanadas, onde quer que seja que os turistas vindos nos cruzeiros possam realizar algum consumo. Para além do ganho que significa, para os cofres da Região, a acostagem dos navios no porto.

O ‘Norwegian Sun’, o ‘Azura’, o ‘AIDASOL’ e o ‘Azamara Pursuit’ trouxeram à baía funchalens­e um total de 10.049 pessoas, das quais 8.858 passageiro­s.

Quanto ao ‘AIDASOL’, chegou de madrugada de Las Palmas, para uma escala de 37 horas, trazendo a bordo 2.009 passageiro­s e 604 tripulante­s. Este gigante dos mares partirá hoje, pelas 18h00, para Fuertevent­ura, a próxima escala do cruzeiro de 12 noites pelas ilhas Canárias e Madeira, que está a realizar. A viagem foi iniciada no passado dia 12, em Las Palmas, com término no mesmo porto no próximo dia 26 (domingo).

Já o ‘Azura’ veio de Lanzarote, com 2.454 passageiro­s e 1.125 tripulante­s, ficou 12 horas na Madeira, partindo ao final do dia, com destino a Las Palmas. Está a fazer um cruzeiro de 27 noites, que começou a 10 de março, em Tenerife, percorrend­o outras ilhas das Canárias, Madeira, Cadiz, Valencia, Palma de Maiorca, Sardenha, várias ilhas gregas e Malta, onde termina a viagem a 6 de abril.

O ‘Azamara Pursuit’ foi o terceiro navio a chegar ontem ao porto do Funchal, vindo da ilha de La Palma, com 681 passageiro­s e 393 tripulante­s a bordo, para uma permanênci­a de 10 horas. Ao final da tarde rumou a Lisboa, no âmbito de um itinerário designado por ‘16 noites portuguesa­s’ que começou no Rio de Janeiro, no passado dia 7, percorrend­o Búzios, Salvador da Baía, Mindelo, Tenerife, La Palma, Funchal e depois Lisboa, onde termina a viagem, amanhã.

Por fim, o ‘Norwegian Sun’ chegou de Lisboa ontem de manhã, com 1.857 passageiro­s e 926 tripulante­s, para uma escala de 33 horas na Madeira. Tem partida prevista para as 16h00, com destino à ilha de La Palma. Este é um cruzeiro de 13 noites que percorre cinco ilhas de Canárias, Madeira, Agadir, Casablanca, Ceuta, Lisboa, Cadiz e Málaga, onde começou este cruzeiro no passado dia 17, e terminando no mesmo porto a 31 deste mês.

Lobo Marinho cede lugar

O Lobo Marinho fez ontem de manhã uma inusitada viagem em dia de folga, entre o porto do Funchal e o Caniçal, a fim de ceder espaço a um dos navios de cruzeiro.

O ferry da Porto Santo Line largou do Funchal às 7h00 suscitando algum espanto. Ia vazio e voltou vazio, ao final da tarde, já depois do ‘Azamara Pursuit’ ter partido, libertando espaço. O Lobo Marinho prossegue com a sua ‘vida’ normal hoje à 8h00.

Ontem, nas redes sociais, a empresa anunciou, como novo serviço, a presença no Whatsapp através do número +351 962 025 500 (de segunda-feira a domingo, das 9h00 às 19h00, encerrado em dias feriados).

A movida marítima de ontem foi assinalada também pelo Clube de Entusiasta­s de Navios pela passagem ao largo do Funchal do graneleiro Magnum Force, em viagem transatlân­tica, entre a Barranquil­la (Colômbia) e Eregli (Turquia). De acordo com a referida fonte, o navio de carga “foi servido pelo iate de pesca desportivo Balancal”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal