TRÊS INTOCÁVEIS NO ONZE
José Gomes tem tentado estabilizar o onze titular ao longo de 12 jogos. Cláudio Winck, Vitor Costa e Bruno Xadas têm sido intocáveis no onze desde o início de temporada.
A época do Marítimo tem sido a todos os níveis atribulada, tendo contado com três treinadores (e um interino), duas administrações da SAD e um mercado de inverno intenso que resultou em 41 jogadores utilizados no total de competições
Encontrar a fórmula certa para inverter um rumo que começou ‘torto’ - com uma série de oito derrotas consecutivas – tem sido a tentativa de José Gomes, tal como dos técnicos que o antecederam.
Nos 12 jogos já orientados pelo técnico natural de Matosinhos, o sistema tem sido por norma, embora com algumas variações, o 4x3x3. Nesta dúzia de partidas, os laterais Cláudio Winck (12 jogos como titular) e Vitor Costa (11) e o médio Bruno Xadas (12) mantêm o estatuto de intocáveis no onze que detêm desde o início da temporada.
Com José Gomes segue-se o reforço de verão Pablo Moreno (9) e o reforço de inverno Renê Santos (9), jogadores que têm se assumido como presenças regulares na equipa titular. Contudo há outros atletas que compõem o núcleo forte da ‘era José Gomes’.
Se na primeira metade da temporada alternaram na baliza Miguel Silva e Matous Trmal, na segunda tem sido a vez de Marcelo Carné (6) e Makaridze (5) revezarem-se, embora o brasileiro pareça estar a ganhar vantagem.
Na defesa, desde que René
Matheus C. Zainadine J. C. Winck L. Andrade
D. Mendes
B. Xadas
M. Silva
J. Tagueu
S. Beltrame
M. Sousa
A. Vidigal
OUTROS ATLETAS QUE ATUARAM A TITULAR NA LIGA: Matous Trmal, Fábio China, Vitor Costa, Edgar Costa, Joel Sonora, Antonio Zarzana e Pablo Moreno.
Santos começou a jogar, nunca mais perdeu a titularidade (vai falhar o jogo com o Boavista por castigo). Ao lado, o brasileiro contou inicialmente com Moises Mosquera (7), mas Zainadine (7), após recuperar de lesão, voltou ao habitual lugar no eixo. Quanto a Matheus Costa, que já foi titular ‘absoluto’, esse, não tem tido oportunidades. Já Fábio China e Paulinho têm estado tapados nas laterais.
Avançando no terreno, num meio-campo que tem sido fustigado por lesões, para além de Bruno Xadas, o reforço Val Soares (8) pegou de estaca no
C. Winck
J. Afonso
B. Xadas D. Mendes
J. Tagueu
A. Vidigal
OUTROS ATLETAS QUE ATUARAM A TITULAR NA LIGA: Miguel Silva,
Fábio China, Moises Mosquera, Stefano Beltrame, Edgar Costa, Joel Sonora, Rafael Brito, Antonio Zarzana e Chucho Ramírez. conjunto inicial. O reforço de inverno tem tido como parceiros no miolo ou Stefano Beltrame (6) ou João Afonso (6). Rafael Brito (3) até começou por ser aposta de José Gomes no início da sua ‘regência’, mas uma lesão impediu-o de dar o seu contributo a meio do processo. Já Diogo Mendes ainda não jogou com José Gomes, ao passo que Edgar Costa apenas tem entrado nos minutos finais das partidas.
Na frente de ataque, Pablo Moreno tem sido apoiado sobretudo pela tripla composta por André Vidigal (8), Léo Pereira
(7) e Brayan Riascos (6). Já Percy
Liza (3), titular nos três primeiros jogos de José Gomes, tem começado no banco tal como Chucho Ramírez (1). Por fim, falar do derradeiro reforço Félix Correia, que busca o melhor entrosamento com a equipa, e de Geny Catamo (1), jogador que tem atravessado um calvário de lesões.
Para além destes, dizer ainda que José Gomes promoveu a estreia de três jogadores da equipa B: Stanley Kanu, Nito Gomes e Dylan Collard.