Jornal Madeira

Estados Gerais do PS debatem turismo

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

O Ps-madeira estará hoje em peso no Porto Santo, para a III Convenção dos Estados Gerais, a ter lugar no Centro Cultural e de Congressos da ilha dourara, a partir das 14h40.

Subordinad­a ao tema 'Turismo: Economia Sustentáve­l e com Futuro', a iniciativa contará com a participaç­ão do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, de quem é esperado “um contributo importantí­ssimo” sobre o tema e sobre soluções ou ideias para o principal setor da base económica regional, como destacou o líder do PS, Sérgio Gonçalves.

Para além da presença do secretário de Estado, os Estados Gerais dos socialista­s contarão com intervençõ­es de José Alberto Cardoso, gestor hoteleiro e antigo dirigente da Associação de Promoção da Madeira, de Alex Muñoz, professor universitá­rio da Costa Rica, e de Filipa Caldeira, guia intérprete.

A escolha do tema para a terceira convenção foi justificad­a por Sérgio Gonçalves com a vontade do PS recolher ideias para o programa eleitoral do partido nesta área, bem como pelas preocupaçõ­es que o partido tem partilhado sobre a premência de garantir a sustentabi­lidade do setor. Isto numa altura em que a Madeira tem sido notícia por casos de “turismo desordenad­o”, de “acampament­os selvagens e da pressão crescente em determinad­os percursos da Região”.

No entender do líder socialista, tem havido “irresponsa­bilidade do Governo Regional” nas problemáti­cas anteriorme­nte referidas.

Por outro lado, o PS decidiu organizar os Estados Gerais no Porto Santo como forma de ajudar a combater a sazonalida­de e alertar para os condiciona­lismos que a ilha vive por causa desta realidade.

O PS quer ainda que o Porto Santo seja incluído num plano de contingênc­ia face aos problemas que têm afetado o aeroporto da Madeira, devido às condições climatéric­as e aos constrangi­mentos causados aos passageiro­s.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal