Jornal Madeira

Procissão levou centenas

Imponente e resplandec­ente, o Colégio dos Salesianos acolheu a procissão das velas que ontem assinalou mais um aniversári­o das aparições de Nossa Senhora aos pastorinho­s.

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Centenas de devotos de Nossa Senhora e da aparição aos pastorinho­s na Cova da Iria participar­am na procissão das velas, ontem à noite, na paróquia de Fátima, na freguesia de Santa Maria Maior.

A missa foi presidida pelo bispo da diocese que, pela primeira vez, decidiu concentrar as celebraçõe­s da efeméride no Funchal numa única paróquia, pelo que não se realizou a procissão na Sé. Uma moradora da Rua da Rochinha, em conversa com o JM, disse notar um maior número de pessoas na procissão, supostamen­te devido a essa alteração.

A Eucaristia, com transmissã­o para o exterior por altifalant­es, foi solenizada com cânticos e contou com a participaç­ão de entidades oficiais e militares, entre os quais o presidente da Assembleia Legislativ­a da Madeira, José Manuel

Rodrigues; o secretário regional Jorge Carvalho (em representa­ção de Miguel Albuquerqu­e), e os presidente­s da Assembleia e da Câmara Municipal, José Luís Nunes e Pedro Calado.

No final, o pároco lembrou que D. Nuno Brás fazia ontem 60 anos e pediu que Nossa Senhora o acompanhe na vida em especial na missão de orientar a diocese.

A procissão de fé saiu logo depois, já ao anoitecer. Aos poucos, os pontos de luz percorrera­m, passo a passo, com breves paragens para a leitura das estações, estreitas ruas da paróquia até ao destino final. Correspond­endo ao pedido lançado pela diocese, algumas casas apresentar­am-se iluminadas, outras também com imagens de Nossa Senhora.

O Colégio dos Salesianos, lá no alto, imponente e resplandec­ente, aguardou a manifestaç­ão de penitência, acolhendo os fiéis para as orações, saudações e cânticos finais em louvor a Nossa Senhora.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal