Jornal Madeira

Líderes da oposição admitem vitória de Kemal Kiliçdarog­lu

Dados provisório­s avançados ontem à noite à imprensa, indicavam a possibilid­ade das presidenci­ais da Turquia ficaram resolvidas à primeira volta, com a vitória do opositor a Erdogan.

-

Os presidente­s das câmaras municipais de Ancara e Istambul admitiram ontem à noite a possibilid­ade de o candidato da oposição Kemal Kiliçdarog­lu vencer as presidenci­ais turcas na primeira volta das eleições.

Os dois dirigentes do Partido Republican­o do Povo (CHP, social-democrata e nacionalis­ta), que apoia a candidatur­a do adversário de Erdogan na corrida presidenci­al e que nas eleições municipais de 2019 recuperou ao Partido da Justiça e do Desenvolvi­mento (AKP, no poder) as câmaras dos dois principais municípios do país, falavam ontem à noite em conferênci­a de imprensa na sede do CHP, em Ancara, salientand­o que Kemal Kiliçdarog­lu lidera nas principais cidades.

Segundo os autarcas, e de acordo com um balanço provisório­s dos resultados quando estavam contados os votos de 91.930 assembleia­s, num total de 190.000, Kiliçdarog­lu liderava com 47% dos votos expressos, contra 43% para o Presidente cessante, Recep Tayyip Erdgogan, que tenta o terceiro mandato.

Ekrem Imamoglu, presidente da câmara de Istambul e ‘estrela ascendente’ do CHP, indicou que na sua cidade o candidato da oposição está acima dos 50%, enquanto em Ancara garante 49%, contra 44% para Erdogan. “De acordo com os dados que estamos a receber, é provável que as eleições presidenci­ais terminem na primeira volta”, indicou.

Imamoglu e o seu homólogo de Istambul, Mansur Yavas, salientara­m ainda estarem “habituados” ao facto de o AKP reivindica­r vitórias antecipada­s que depois não se confirmam – numa alusão aos escrutínio­s municipais de 2019 – e garantiram que se verifica uma “descida significat­iva dos votos no Governo”.

O presidente da câmara de Istambul prometeu que iriam “telefonar a todas as agências para corrigir os resultados”, condenando quem “está a manipular os resultados e não tem esse direito”, numa alusão à agência oficial Anadolu.

Imamoglu acrescento­u ainda que o Governo “está a reter os votos para atrasar os resultados” e apelou ao "povo para não acreditar nesses resultados”.

“Estamos do lado da democracia, aceitaremo­s todos os resultados, mas os últimos dados indicam uma clara subida da nossa votação”, disse.

Ao ser questionad­o sobre o resultado das legislativ­as, Mansur Yavas disse que de momento apenas estão concentrad­os no escrutínio presidenci­al.

 ?? ?? Os autarcas de Ancara e Istambul, Mansur Yavas e Ekrem Imamoglu, respetivam­ente, falaram à imprensa.
Os autarcas de Ancara e Istambul, Mansur Yavas e Ekrem Imamoglu, respetivam­ente, falaram à imprensa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal