Jornal Madeira

Suécia soma sétima vitória, Portugal em 23.º

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

ASuécia igualou a Irlanda enquanto país com o maior número de vitórias alcançadas no Festival Eurovisão da Canção. Loreen e a canção ‘Tattoo’ garantiram à Suécia a sua sétima vitória no certame, cuja final decorreu este sábado em Liverpool, no Reino Unido.

A cantora sueca tornou-se a primeira mulher na história a vencer a Eurovisão duas vezes, sendo que a sua primeira vitória aconteceu em 2012, com a canção ‘Euphoria’. Loreen conquistou 583 pontos, na soma de uma votação dos júris nacionais, que lhe atribuíram o primeiro lugar, e do televoto, que colocou ‘Tattoo’ no segundo na tabela.

O país vencedor da votação do público, que envolveu espectador­es dos 37 países a concurso e o resto do mundo (que, em pontos, teve o peso equivalent­e a um 38.º país), foi a Finlândia, com a proposta ‘Cha Cha Cha’, interpreta­da por Käärijä, que acabou por ficar no segundo lugar, com 536 pontos, na sequência da junção das votações do júri e do televoto. A fechar o pódio ficou Israel, representa­do por Noa Kirel e a canção ‘Unicorn’, com 362 pontos.

Antes do início do espetáculo, as casas de apostas colocavam ‘Ai Coração’, de Mimicat, a representa­nte portuguesa, no 25.º lugar entre os 26 países finalistas. O resultado acabou por não ser muito diferente daquilo que era esperado pelos apostadore­s, um 23.º lugar, que levou Portugal de volta à parcela dos últimos cinco lugares da tabela.

Ora, em 2024, o maior concurso musical do mundo, que foi vista este sábado através da RTP por mais de um milhão de espectador­es, voltará à Suécia, um regresso que acontece 50 anos após a primeira vitória do país – com ‘Waterloo’, dos ABBA.

Facto curioso é que Portugal se retirou do concurso nos últimos três anos em que a Suécia foi anfitriã (2000, 2013 e 2016).

Ainda não está confirmada a presença da bandeira portuguesa na próxima edição, que conta já com a confirmaçã­o do Chipre, Dinamarca, Finlândia, Malta, Noruega, Espanha, Suécia, Grécia e, para surpresa de todos, do Luxemburgo, que anunciou recentemen­te o seu regresso ao Festival Eurovisão da Canção. É preciso recuar 30 anos, até 1993, para recordar a última participaç­ão daquele país no festival.

 ?? ?? Vencedora fez a Suécia igualar a Irlanda no maior número de vitórias.
Vencedora fez a Suécia igualar a Irlanda no maior número de vitórias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal