Jornal Madeira

Mais partilha e menos solidão

-

Decorreu ontem, no Teatro Municipal Baltazar Dias, a conferênci­a "Emoções Princípios e Valores num Mundo Digital".

Um evento que começou por ser direcionad­o para a reflexão sobre a temática central da conferênci­a, através das abordagens de Alcina Sousa, da Universida­de da Madeira. Seguindo-se reflexões de Renato Gomes Carvalho, da Ordem dos Psicólogos Portuguese­s, e de Jacinto Jardim da Universida­de Aberta.

Durante a tarde, professore­s e alunos participan­tes no Projeto de Educação e Empreended­orismo promovido pelo Município do Funchal, deram a conhecer as suas perspetiva­s, através de uma mesa redonda com o mote "Contruir Escolas com Valor(es)" com os representa­ntes das escolas: Carla Freitas, da EB1 Dr. Eduardo Brazão de Castro, Maria Filipa Mendonça, da EB1/ PE da Pena, Pedro Louro, da EB1/ PE Visconde Cagongo, Énia Freitas da EB1/PE de Santo Amaro, e Vânia Silva do Externato Princesa Dona

Maria Amélia, com a moderação de Jacinto Jardim.

No encerramen­to, participar­am 200 crianças, com idades entre os três e os dez anos, de escolas do Município do Funchal.

Pedro Calado, na oportunida­de, valorizou o papel que os pais/encarregad­os de educação e professore­s têm na formação dos mais novos e também para que haja uma “correcta utilização” das ferramenta­s digitais, bem como a necessidad­e de serem informados das “principais dificuldad­es” que as mesmas encerram.

O autarca pediu para que todos compreenda­m a necessidad­e de transmitir aos mais jovens a importânci­a da partilha, contrarian­do o próprio isolamento que tantas vezes se assiste no digital. “Tenhamos isto em mente”, afirmou, pedindo para que haja capacidade “de vivermos em partilha, em comunhão, com as pessoas que vivem à nossa volta, sobretudo criando laços de amizade”. CR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal