Jornal Madeira

Subsídio de risco de 60% da remuneraçã­o base

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

O pagamento do subsídio de risco aos enfermeiro­s do SESARAM que em 2021 trabalhara­m com doentes infetados com covid-19 será efetuado este ano, num ato único, no montante de 60% da remuneraçã­o base mensal, anunciou, ontem, o Sindicato Democrátic­o dos Enfermeiro­s de Portugal (SINDEPOR), através de um comunicado enviado às redações.

O Sindicato realça o facto de esta ser uma das principais decisões da recente reunião entre o SINDEPOR e o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

De acordo com a mesma nota, o pagamento será estabeleci­do em Decreto Legislativ­o Regional, com o respetivo montante a passar agora para os 60% e não 55%, como chegou a estar previsto.

“Ficamos contentes por este pagamento ficar finalmente garantido através de Decreto Legislativ­o Regional. No entanto, consideram­os que o valor a pagar deveria ser superior aos 65%, tendo em conta o empenho dos enfermeiro­s numa fase tão crítica e os riscos que correram, pessoais e nas suas famílias”, afirma Evaristo Faria, coordenado­r da região da Madeira do SINDEPOR.

Nesta reunião, Pedro Ramos assumiu o compromiss­o de atribuir 4 pontos a todos os enfermeiro­s do SESARAM, EPERAM, na avaliação do biénio 2023/2024, indicando tratar-se de “uma regra excecional para valorizar esta classe profission­al”. “O SINDEPOR aceita os 4 pontos, mas defendemos e continuare­mos a defender a atribuição de 6 pontos”, ressalva Evaristo Faria.

Noutro ponto, o SINDEPOR apresentou soluções que permitem um regresso justo dos enfermeiro­s forçados a emigrar na fase de crise económica e financeira que conduziu ao Programa de Ajustament­o Economico e Financeiro (PAEF).

O sindicato defendeu também a reforma dos enfermeiro­s aos 60 anos, por ser uma profissão de desgaste elevado e célere.

 ?? ?? O SINDEPOR considera que o valor a pagar deveria ser superior aos 65%.
O SINDEPOR considera que o valor a pagar deveria ser superior aos 65%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal