Jornal Madeira

SANAS alerta para falta de nadadores-salvadores

-

O SANAS Madeira promoveu ontem a realização das I Jornadas Marítimas da Madeira, afetas ao tema da segurança balnear. Durante o evento, que incluiu também um simulacro de socorro no mar, o vice-presidente da direção alertou para a carência de nadadores-salvadores.

Moisés Cró indicou que o problema é, todavia, comum a todo o País, e que se tornou ainda mais premente devido à progressiv­a extensão da época balnear, que já não se limita aos meses de verão.

“A verdade é que tem sido muito difícil conseguir um número necessário para socorrer em todas as praias e garantir a segurança a toda a gente”, disse.

Moisés Cró não indicou qual o número de nadadores-salvadores disponívei­s para a próxima época balnear, mas o SANAS já promoveu este ano dois cursos de formação para 16 novos elementos.

Após as várias palestras, houve lugar a uma demonstraç­ão pública de socorro marítimo com a utilização de diversos meios de salvamento, no cais do Funchal.

Em 2022, o SANAS realizou 53 missões de busca e salvamento num total de 105 missões de várias tipologias, o que represento­u um cresciment­o de 15% face ao ano anterior, envolvendo 357 operaciona­is. A atividade de busca e salvamento mobilizou 44 embarcaçõe­s, empenhadas em 16 evacuações, 14 reboques, nove acompanham­entos, sete resgates e cinco auxílios no mar. Além das 53 missões de busca e salvamento, o SANAS efetuou diversos serviços em 2022, como apoio a atividades lúdico/desportiva­s.

Antes, na sessão de abertura, o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, destacou o papel do Sanas na área do socorro marítimo, destacando o apoio anual atribuído pelo Governo, no valor de 68 mil euros.

 ?? ?? Evento incluiu um simulacro de socorro no mar.
Evento incluiu um simulacro de socorro no mar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal