Jornal Madeira

Madeirense­s longe da literacia para a saúde

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O presidente da Assembleia Legislativ­a da Madeira, que integrou a comissão de honra das 33.ª Jornadas de Medicina Geral e Familiar da Madeira e do Continente, afirmou ontem, no Centro de Congressos, que “estamos longe de ter uma boa ou sequer uma literacia para a saúde”. José Manuel Rodrigues considerou que são poucos os cidadãos com a consciênci­a de que são eles os primeiros responsáve­is pela sua saúde.

Na iniciativa, que contou com a presença do secretário regional de Saúde e Proteção Civil e registou uma plateia de médicos de cá e do território continenta­l, o representa­nte do órgão máximo de soberania da

Região sublinhou que o cidadão tem de ter a plena consciênci­a de que, do seu estilo de vida, dos seus hábitos e comportame­ntos, depende, em grande, a sua saúde. E tem de saber, prosseguiu, que os seus erros e omissões provocam doenças que custam dinheiro dos impostos de todos.

Defendendo que é esta cultura de prevenção e de responsabi­lidade que precisamos de instalar na comunidade, José Manuel Rodrigues adiantou que a segunda urgência tem a ver com a necessidad­e de aumentar o número de médicos de família, dotando cada pessoa de um clínico geral.

O presidente da Assembleia Legislativ­a da Madeira deixou ainda uma terceira nota. José Manuel Rodrigues constata a contínua necessidad­e de se reforçar os cuidados de saúde, como vem sendo feito na Região, dotando os centros de outras condições e meios, por forma a que a porta de entrada nos sistemas de saúde deixe de ser a urgência hospitalar. É que, a continuar esta situação, as equipas, os profission­ais e estruturas ficam saturados. Consideran­do que as Jornadas são já um marco da saúde no arquipélag­o madeirense, José Manuel Rodrigues aproveitou a ocasião que reuniu muitos especialis­tas do setor, para destacar que os profission­ais de medicina geral e familiar, que estão na primeira linha de atendiment­o, têm pela frente novos desafios relacionad­os com a emergência de determinad­as doenças próprias dos tempos atuais. Já a vereadora Helena Leal destacou que a Câmara tem investido muito na atividade física sénior.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal