Jornal Madeira

Cafôfo convida Calado para encontro de investidor­es

O secretário de Estado das Comunidade­s teve, ontem, uma receção dos deputados municipais da coligação PSD/CDS. Reuniu com o presidente e a vice-presidente numa casa onde teve dias difíceis, mas felizes.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O encontro entre o atual presidente e aquele que esteve à frente dos destinos da autarquia funchalens­e foi breve. Mas houve lugar a um convite e um pedido.

Os deputados municipais da coligação Funchal Sempre à Frente fizeram questão de estar à porta da entrada principal da Câmara Municipal do Funchal quando o secretário de Estado das Comunidade­s chegou, ontem, às 9 horas, para ser recebido pelo presidente da autarquia. Uma receção que Paulo Cafôfo assinalou com alguma surpresa [nenhum deputado do PS marcou presença] mas agradeceu a gentleza. O governante, que está numa visita oficial de três dias à Madeira, foi recebido bem cedo por Pedro Calado e Cristina Pedra, presidente e vice-presidente do Município do Funchal. O encontro de Paulo Cafôfo com Pedro Calado e Cristina Pedra foi breve. O secretário de Estado convidou o autarca funchalens­e a estar presente no Encontro dos Investidor­es da Diáspora que acontece em dezembro, em Viana do Castelo.

Na casa onde diz ter passado dias difíceis mas muito felizes, o secretário de Estado das Comunidade­s destacou a ideia de criar um Centro de Atendiment­o de Apoio à Emigração, que é sempre salutar. No entanto, o presidente da Câmara do Funchal, que falou aos jornalista­s depois do secretário de Estado, aproveitou para lembrar que o Governo Regional já tem as comunidade­s de emigração e trabalha nisso há 40 anos.

"Temos um balcão do investidor que trabalha com toda a comunidade. Quando nos visitam, há articulaçã­o perfeita com a Direção Regional das Comunidade­s", referiu o presidente da Câmara.

Pedro Calado, por seu lado, atirou ao secretário de Estado das Comunidade­s para transmitir ao Governo que integra que os municípios devem ser tratados todos por iguais. Ou seja, no entender de Pedro Calado, não há municípios do continente e municípios de regiões autónomas. Isto a propósito do que ainda está por cumprir no que diz respeito às linhas de apoio à covid-19. “Quase três anos depois, ainda não foram pagas as verbas que os municípios têm direito”, disse Calado. No final da reunião com o presidente e com a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo visitou o Balcão do Investidor, mas não foi acompanhad­o pela equipa camarária. Também ali, esteve pouco tempo, tendo seguido para o cumpriment­o do resto do programa do seu segundo dia de deslocação oficial à Madeira. Ao meio-dia, o secretário de Estado esteve na Ribeira Brava, com Ricardo Nascimento, tendo visitado o Museu Etnográfic­o da Madeira.

Economista

 ?? ?? Depois da reunião, Cafôfo foi ao Balcão do Investidor.
Depois da reunião, Cafôfo foi ao Balcão do Investidor.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal