Jornal Madeira

Portas vê contraste de “climas” entre a Madeira e o continente

Enquanto por cá Paulo Portas vê os madeirense­s “satisfeito­s” com as “políticas e os resultados económicos”, no continente nota uma “deterioraç­ão do clima”, apesar dos dados da economia.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

No Dia do Empresário Madeirense, Paulo Portas voltou à Madeira com uma mão cheia de elogios à governação regional e aos empresário­s madeirense­s, o que contrastou com os alertas que deixou sobre a atual “tensão política” nacional e com as críticas às “conversas típicas de café do continente de que ‘já não posso ver turistas à frente’”.

Para Paulo Portas, na Madeira, “há satisfação com a estabilida­de política e com a estabilida­de económica”, enquanto ao nível nacional há “uma deterioraç­ão do clima político”, apesar dos resultados económicos.

O antigo vice-primeiro-ministro na coligação PSD-CDS liderada por Pedro Passos Coelho comparou dados macroeconó­micos entre a Madeira e o continente e concluiu que por cá o cresciment­o do PIB é maior, a redução da dívida e da inflação são mais expressiva­s, o desemprego está mais baixo e o resultados no turismo destacam-se ao nível nacional. Elogiou ainda o trabalho que está a ser feito nas escolas da Madeira, na área da computação, e assinalou a importânci­a das parceiras entre os setores público e privado. Disse até que se na União Europeia não houver também parceiras entre público e privado, a Europa corre “o risco de perder a Liga do

Campeões da economia do futuro”.

As opiniões de Portas foram escutadas por uma sala cheia de empresário­s, no Centro de Congressos da Madeira, que o foram ouvir falar sobre a ‘Nova ordem mundial e instabilid­ade atual: as tendências geopolític­as de um mundo em mudança’.

Intervindo na qualidade de CEO da Vinciamo Consulting, uma empresa que o próprio fundou, Paulo Portas avaliou que 2023 será “mais positivo" para Portugal “do que alguns previam”, embora “menos brilhante do que no ano anterior”.

 ?? ?? Paulo Portas interveio, no Funchal, como ceo da Vinciamo Consulting.
Paulo Portas interveio, no Funchal, como ceo da Vinciamo Consulting.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal