Jornal Madeira

Festas da Sé com boas perspetiva­s

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

Foi com perspetiva­s positivas para mais uma edição das Festas da Sé que Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), assinalou, esta sexta-feira, a abertura oficial do evento que dará cor e alegria às ruas da baixa da cidade ao longo de nove dias.

O céu nublado da tarde desta sexta-feira não enfraquece­u o habitual fervor do pontapé de saída da festa que se fez ao som da animação de rua do Teatro Bolo do Caco e do habitual períplo do autarca pelos negócios locais.

Nesse âmbito, aliás, Pedro Calado assegurou que os comerciant­es estão otimistas e confiantes para os dias de movimento que se avizinham.

“É um reviver e um retomar de uma tradição que são as Festas da Sé, que é muito importante, sobretudo, para os empresário­s (...) sabemos que os comerciant­es estão entusiasma­dos”, informou.

O foco é inevitavel­mente fazer crescer o volume de negócios da festa face ao ano transato, meta na qual se mostra confiante Pedro Calado. “Ao apostarmos nesta dinâmica cultural, musical e artística com animação de rua, o objetivo é trazer mais pessoas, tirando também partido do clima, que tem estado fantástico”, notou.

O edil reiterou ainda que o evento, que tem um investimen­to de 27 mil euros da CMF, procura atrair o turista, mas sobretudo o madeirense, através de uma simbiose positiva que estimula o comércio, alimenta as tradições locais e envolve o Turismo nas vivências municipais.

“O que queremos privilegia­r é o contacto com as pessoas, trazê-las mais para a baixa, habituá-las a ter um espaço de diversão, ajudando também a promover o Turismo da Região (...) Mas não pode ser uma cidade só programada para o Turismo, tem de ser vivida também pelos madeirense­s”, sustentou.

As Festas da Sé, realizadas em parceria com a Junta de Freguesia da Sé e da Empresa de Cervejas da Madeira, encerram a 27 de maio. A programaçã­o conta com dois horários de animação diários (almoço das 12h30 às 13h30; tarde/noite-entre as 17h30 e as 18h30), estando os estabeleci­mentos de restauraçã­o abertos até à meia-noite, com exceção sextas e sábados que encerram à 01h00.

Certo é que se passar estes dias pelas rua do Bispo, Queimada de Cima, Queimada de Baixo, Ferreiros, Largo do Chafariz e João Tavira será brindado com muita animação promovida pelas 41 atuações que se encontram agendadas para esta edição.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal