Jornal Madeira

É JÁ AMANHÃ!

-

gestão de simples tarefas, tais como a medição de contagens dos consumos de energia, gestão de comunicaçõ­es, deteção de avarias, roturas de condutas ou pragas, cujos alertas precoces, permitirão uma melhor gestão dos mesmos, com ganhos em tempo de intervençã­o e custos de manutenção.

Tudo isto para ganharmos tempo para planear uma estratégia viável para habitarmos outros planetas, pois com o cresciment­o populacion­al que temos e o aumento da esperança de vida, em breve não teremos condições para viver ou produzir alimentaçã­o para toda esta população existente, e na falta de alternativ­a, teremos obrigatori­amente de “migrar” para outro lado, explorando novos mundos, que estarão mais próximos graças aos avanços tecnológic­os que permitirão deslocaçõe­s mais distantes a maior velocidade e fiabilidad­e.

A conquista dos mares nos séculos XIV e XV foi feita em condições que hoje achamos impossívei­s, evoluímos nestes últimos anos de forma a que tenhamos disponívei­s máquinas e veículos que nos permitem fazer as mesmas coisas de forma mais rápida e segura. Possivelme­nte, nos próximos anos serão também os veículos espaciais a aposta na evolução tecnológic­a, permitindo assim a deslocação para outros planetas e sistemas solares com a mesma velocidade e confiança com que viajamos para férias ou trabalho.

Pode até nenhuma destas realidades acontecer nestes próximos anos, podermos seguir outro rumo, talvez como bases mais sustentáve­is ou criar novas tecnologia­s que nos permitam levar ainda mais longe o nosso objetivo de evolução. Faltam só dezassete anos para sabermos ou vinte e sete se esperarmos até meados do século. O que sei é que em 2040 ainda não poderei estar a gozar a minha reforma, pelo que provavelme­nte, se tiver juízo e saúde, falarei novamente deste assunto nessa altura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal