Jornal Madeira

“Cavaco Silva perdeu sentido de Estado”

-

O secretário-geral adjunto do PS, João Torres, afirmou, ontem, que as declaraçõe­s do ex-presidente da República Cavaco Silva no sábado revelam que “perdeu o sentido de Estado” e que está “inconforma­do” pela sua “grande impopulari­dade” no país.

“A agressivid­ade e a violência verbal a que o país ontem assistiu por parte de um antigo primeiro-ministro e antigo Presidente da República revelam que o professor Cavaco Silva perdeu o sentido de Estado que se exige”, afirmou João Torres em declaraçõe­s aos jornalista­s à margem da Gala dos 50 anos do Ps/braga, no Theatro Circo.

Aníbal Cavaco Silva acusou o Governo de ser especialis­ta em “mentira e propaganda”, num discurso muito crítico do executivo no 3.º Encontro Nacional dos Autarcas Social-democratas (ASD), em Lisboa.

“Há que resgatar o debate político porque ele é importante em democracia. Segundo o que vemos, ouvimos e lemos, existem duas áreas em que o Governo socialista é especialis­ta: na mentira, e na propaganda e truques”, acusou.

Consideran­do que o primeiro-ministro “perdeu a sua autoridade”, o antigo Presidente da República afirmou que por vezes os chefes de Governo “decidem apresentar a sua demissão” devido a “um rebate de consciênci­a”. “Em princípio, a atual legislatur­a termina em 2026.

Mas às vezes os primeiros-ministros, em resultado de uma reflexão sobre a situação do país ou de um rebate de consciênci­a, decidem apresentar a sua demissão e têm lugar eleições antecipada­s – foi isso que aconteceu em março de 2011”, afirmou. Cavaco Silva defendeu que “o PSD é inequivoca­mente a única, verdadeira alternativ­a credível ao poder socialista” e considerou que o líder do PSD está “tão ou mais bem preparado” do que ele próprio quando foi chefe de Governo.

 ?? ?? As declaraçõe­s de Cavaco, no sábado, já fizeram o PS reagir.
As declaraçõe­s de Cavaco, no sábado, já fizeram o PS reagir.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal