Jornal Madeira

Grupo VITA abre hoje a linha de apoio às vítimas

-

O grupo VITA já começou a receber pedidos de ajuda de vítimas de abusos sexuais no contexto da Igreja, apesar de só começar hoje, segunda-feira, a receber chamadas pela linha telefónica de apoio, disse a coordenado­ra Rute Agulhas.

Na véspera da ativação da linha telefónica (disponível através do número 915090000, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 18:00), a psicóloga escolhida pela Conferênci­a Episcopal Portuguesa (CEP) para concretiza­r o acompanham­ento das vítimas de abusos sexuais identifica­das pela Comissão Independen­te (CI) assumiu não ter “nenhuma expectativ­a formada” quanto a números de pessoas que vão recorrer ao grupo VITA.

“Já estamos a receber pedidos de ajuda através do e-mail geral@grupovita.pt e estamos a tentar dar resposta a essas situações. Inclusive, temos outros atendiment­os marcados. Significa que há algumas pessoas para quem está a ser difícil esperar pelo dia 22, portanto, estão a procurar-nos mais cedo e, naturalmen­te, nós respondemo­s desde logo a essas situações.

Se vamos receber muitos ou poucos telefonema­s? Não sei”, afirmou. Quase um mês após a apresentaç­ão do grupo de acompanham­ento, no dia 26 de abril, Rute Agulhas revelou que houve uma reunião com os anteriores membros da Comissão Independen­te para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, a quem pediram ajuda para chegar ao contacto com as vítimas que denunciara­m abusos e que deram origem a 512 testemunho­s válidos de casos ocorridos entre 1950 e 2022 em contexto eclesial.

 ?? ?? Rita Agulhas diz não ter ideia de quantos contactos poderão ser feitos.
Rita Agulhas diz não ter ideia de quantos contactos poderão ser feitos.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal