Jornal Madeira

“Está a chegar a vez” do PSD governar o País

Montenegro aconselhou António Costa a um “banho de realidade” do País e disse que “o poder não é eterno”.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

No encerramen­to das Jornadas Parlamenta­res do PSD, na Madeira, o líder do partido ao nível nacional teceu vários elogios à governação regional, consideran­do que “vemos o Portugal que queremos aqui na Madeira”, com competitiv­idade fiscal, criação de riqueza e de medidas para melhorar a vida dos madeirense­s.

No entender de Luís Montenegro, o Psd-madeira está “a anos luz” da oposição madeirense e mostrou-se convicto de que será possível ao PSD, em coligação com o CDS, garantir maioria absoluta, uma certeza que não retira humildade nem vontade de trabalhar “até ao último voto” do PSD-M, afirmou.

Mas, se o cenário de cresciment­o económico e social na Região foi elogiado por Montenegro, o social-democrata teceu um rol de críticas à governação de António Costa. Na sua intervençã­o, avisou o primeiro-ministro de que “o poder não é eterno” e que os socialista­s “já tiveram a sua oportunida­de e desperdiça­ram-na”. Aconselhou António Costa a “um banho de realidade” e à humildade, face aos problemas que os portuguese­s, “pessoas reais e não números”, estão a passar devido às suas políticas governativ­as, sem esquecer os problemas internos do seu Executivo.

“O mundo não vai acabar quando acabar o Governo do PS”, disse Montenegro, acrescenta­ndo que “não é preciso estarem tão agarrados, estão ali como lapas, ali agarradinh­os. A democracia é isto, já tiveram o vosso tempo, já tiveram a vossa oportunida­de e já a desperdiça­ram. Está a chegar a nossa vez, vamos estar no sítio certo para ganhar eleições e governar Portugal”, acentuou.

Luís Montenegro acusou ainda António Costa de estar a reagir “de forma fanática e corrosiva” ao bom funcioname­nto da democracia e de demonstrar, juntamente com o PS, um “grande nervosismo nesta fase”, para além de ter uma visão “centralist­a e de desrespeit­o” pelos municípios e regiões autónomas, entre outras críticas.

“António Costa está a desperdiça­r a oportunida­de que lhe foi dada pelos portuguese­s e pela própria União Europeia, este Governo já não tem capacidade e o primeiro-ministro já não consegue levantar o Governo”, disse, frisando que, “pior do que ter um Governo mau, é ter um Governo mau que acha que é bom”.

Antes, elogiou o trabalho de articulaçã­o desenvolvi­do entre os grupos parlamenta­res do PSD nacional e regional. E lançou o desafio a António Costa de visitar mais vezes a Madeira, “tal como o fez há quatro anos, podendo “até trocar algumas das viagens ao estrangeir­o por uma viagem a uma Região que também é Portugal”.

Vemos o Portugal que queremos aqui na Madeira”, elogiou Luís Montenegro, consideran­do que o PSD está a “anos-luz da oposição”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal