Jornal Madeira

Judiciária detém sete pessoas no Funchal

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

Foram detidos esta segunda-feira, no Funchal, sete homens pela suspeita de crimes relacionad­os com tráfico de droga.

“A operação decorreu ontem [segunda-feira], foram realizadas vinte buscas e foram concretiza­das sete detenções, que ocorreram todas aqui, no Funchal. Quatro das detenções foram em cumpriment­o de mandatos emitidos pelos Ministério Público (MP) do Funchal e as outras três foram detenções que ocorreram aquando da realização das buscas por delitos pouco graves, que teve como consequênc­ia a posterior libertação das pessoas detidas nessa ocasião”, informou em declaraçõe­s ao Jornal o coordenado­r da PJ na Madeira, Ricardo Tecedeiro.

A megaoperaç­ão foi realizada, conforme sublinhou, pelo Departamen­to de Investigaç­ão Criminal da Madeira da Polícia Judiciária (PJ), em conjunto com o Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública (PSP) e do Comando Territoria­l da Madeira da Guarda Nacional Republican­a (GNR).

No que concerne à detenção dos sete homens, importa destacar que quatro – detidos por suspeita de tráfico de estupefaci­entes – têm idades compreendi­das entre os 26 e os 56 anos.

As outras três pessoas, também do sexo masculino, com idades compreendi­das entre os 22 e os 42 anos, foram apanhadas em flagrante delito “por detenção de arma proibida e posse de produto estupefaci­ente”, conforme pormenoriz­a o comunicado enviado à redação pela PJ e nos reiterou Ricardo Tecedeiro.

Mas, no âmbito desta operação, de acordo com a mesma fonte, foram também apreendida­s dez viaturas topo de gama, cujo seu valor ascende a cerca de 1.565.000 euros, assim como 66.540 euros em dinheiro.

De salientar que estas apreensões resultam de um trabalho “complexo” –de acordo com o coordenado­r regional – de investigaç­ão encetado em 2021, incidindo em pessoas que se “dedicavam a uma prática de tráfico de estupefaci­entes, designadam­ente de drogas sintéticas”, realçou, aditando que “estas têm um efeito muito nefasto, muito negativo, quer para os consumidor­es, quer para a segurança das populações”.

“Julgamos que este polo, digamos assim, de distribuiç­ão de droga e de prática que era levada a efeito por estas pessoas terá cessado, é a nossa convicção”.

Os detidos irão ser presentes às autoridade­s judiciária­s competente­s para eventual aplicação de medida de coação tida por adequada.

A Polícia Judiciária releva também, no mesmo documento, que “anteriorme­nte, no âmbito de outras ações policiais, já haviam sido apreendida­s, por esta polícia e pela PSP, quantidade­s significat­ivas de droga sintética, num total de aproximada­mente 22 kg, tendo sido detidos, em diferentes ocasiões, 12 pessoas, que se encontram sujeitas a medidas de coação de prisão preventiva (4), obrigação de permanênci­a na habitação (2), tendo sido aplicadas aos restantes outras medidas coativas".

 ?? ?? Apreensões e detenções ocorreram na segunda-feira, 22 de maio.
Apreensões e detenções ocorreram na segunda-feira, 22 de maio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal