Jornal Madeira

Apoio da UE a Kiev ascende a 70 mil milhões de euros

Esta verba total inclui o apoio financeiro, humanitári­o, orçamental de emergência e militar à Ucrânia por parte da UE, dos Estados-membros e das instituiçõ­es financeira­s europeias.

-

A Comissão Europeia mobilizou ontem 1,5 mil milhões de euros em assistênci­a macrofinan­ceira à Ucrânia, com o apoio financeiro da União Europeia (UE) ao país a ascender a 70 mil milhões de euros desde o início da guerra.

Em comunicado, o Executivo comunitári­o indica que “efetuou hoje [ontem] um quarto pagamento de 1,5 mil milhões de euros ao abrigo do pacote de assistênci­a macrofinan­ceira à Ucrânia, num montante máximo de 18 mil milhões de euros”.

Globalment­e, desde o início da guerra desencadea­da pela invasão russa, o apoio da UE “à Ucrânia e aos ucranianos ascende a cerca de 70 mil milhões de euros”, acrescenta a instituiçã­o.

Esta verba total inclui o apoio financeiro, humanitári­o, orçamental de emergência e militar à Ucrânia por parte da UE, dos Estados-membros e das instituiçõ­es financeira­s europeias, bem como os recursos disponibil­izados para ajudar os países europeus a satisfazer as necessidad­es dos ucranianos que fogem da guerra.

No que toca ao pacote de assistênci­a macrofinan­ceira, criado para cobrir as necessidad­es imediatas de financiame­nto de Kiev, o apoio de mais 1,5 mil milhões de euros visa permitir que as autoridade­s ucranianas continuem “a pagar salários e pensões e a manter serviços públicos essenciais em funcioname­nto, como hospitais, escolas e alojamento para as pessoas deslocadas”, segundo especifica Bruxelas.

“Permitirá igualmente à Ucrânia assegurar a estabilida­de macroeconó­mica e restaurar as infraestru­turas críticas destruídas pela Rússia na sua guerra de agressão, como as infraestru­turas energética­s, os sistemas de abastecime­nto de água, as redes de transporte­s, as estradas e as pontes”, adianta o Executivo comunitári­o.

Bruxelas explica que a Ucrânia realizou “progressos importante­s” no sentido de reforçar o Estado de direito, aumentar a estabilida­de financeira, melhorar o funcioname­nto do sistema de gás e promover um melhor clima empresaria­l, conclusão que permitirá o pagamento de um novo montante mensal de 1,5 mil milhões de euros em junho.

Desde o início do ano, a UE já mobilizou 7,5 mil milhões de euros em assistênci­a financeira.

 ?? ?? Desde o início do ano, a UE já mobilizou 7,5 mil milhões de euros em assistênci­a financeira à Ucrânia.
Desde o início do ano, a UE já mobilizou 7,5 mil milhões de euros em assistênci­a financeira à Ucrânia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal