Os quatro avisos do PRR para aumento da oferta social
O novo aviso que o Governo Regional acaba de lançar para o reforço da oferta de vagas sucede a três outros momentos, criados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Até ao momento, ao abrigo das verbas do PRR, foram lançados dois avisos para respostas sociais dirigidas a pessoas em situação de sem-abrigo e dois para a requalificação e alargamento da rede de Estruturas Residenciais e Não Residenciais para Pessoas Idosas – ERPI.
No caso dos sem-abrigo, nos dois avisos lançados foram aprovados quatro projetos, designadamente dois do Centro Social e Paroquial do Carmo, no valor de 1,2 milhões de euros, e dois da Associação de Protetores dos Pobres, no valor de 2,5 milhões de euros. A soma dos quatro perfaz um financiamento comunitário de 3,7 milhões de euros.
Por outro lado, no que diz respeito ao primeiro aviso emitido para a requalificação e alargamento da rede de Estruturas Residenciais e Não Residenciais para Pessoas Idosas, foram aprovados três projetos, que reuniram um financiamento global de 16 milhões de euros.
Esses três projetos são os já conhecidos projetos da Associação de Socorros Mútuos ‘4 de setembro de 1862’, que vai receber 3,8 milhões de euros para construir um lar; da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, Garouta do Calhau, que tem 2,3 milhões de euros para remodelar/ampliar o Centro de Dia e Centro de Noite; e ainda da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, que terá agora 9,9 milhões de euros para construir um Complexo Social, devendo estar concluído em 2025.