84 menores em lista de espera já têm consulta
O SESARAM anunciou, ontem, que 84 dos 90 menores em lista de espera já têm consulta de pedopsiquiatria agendada.
Recorde-se que, na edição impressa desta quinta-feira, o JM dava conta de que 90 crianças e jovens aguardavam por atendimento médico especializado no Serviço de Pedopsiquiatria, conforme revelou a própria diretora do serviço, em entrevista exclusiva ao nosso Jornal.
A este propósito, numa nota enviada à redação, o SESARAM reforçou “que os números das listas de espera das especialidades são dinâmicos e reportam à data em que os dados são extraídos do sistema informático”.
Mais informou que as “situações referenciadas como prioritárias são de imediato acompanhadas pela médica que faz serviço de urgência”.
Conforme noticiou ontem o JM, atualmente são acompanhados 1.434 menores no Serviço de Pedopsiquiatria, tendo sido realizadas 21.783 consultas entre 2020 e 2022.
“Alguns utentes são acompanha
Ao JM, Corina Rodrigues reconheceu serem necessários mais profissionais para dar resposta ao aumento da procura por este serviço.
dos em consulta médica, outros apenas em consulta de psicologia e os restantes com os dois seguimentos”, ressalvou o SESARAM.
De assinalar, contudo, que ao JM Corina Rodrigues, diretora do Serviço de Pedopsiquiatria, que apenas dispõe de três pedopsiquiatras, reconheceu que são cada vez mais e de maior gravidade as psicopatologias identificadas entre os jovens madeirenses, sendo o número de pedopsiquiatras a exercer atividade na Região ainda insuficiente para tamanha afluência ao serviço.