UMA já é referência ao nível internacional
A exaltação é feita pelo reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Fernandes, assegurando que esta geração irá deixar um bom legado para o futuro.
Sílvio Fernandes, reitor da Universidade da Madeira, disse, ontem, que a Região Autónoma da Madeira representa um ‘laboratório vivo’ com um grande potencial de progressão ao nível internacional.
“Nós temos feito essa publicidade relativamente às outras universidades”, salientou, acrescentando que os diversos grupos de investigação da universidade, onde se integra o da botânica, são associações com uma grande projeção nas comunidades de investigação no estrangeiro.
No seu entender, “embora sejamos pequenos, quando estamos com colegas de outras instituições maiores, não nos sentimos diminuídos”.
Ainda no decurso da ocasião, realçou que com investigações deste nível, podemos, de facto, deixar um legado riquíssimo” às futuras gerações.
“Nós podemos chegar a um patamar de tal ordem que todos reconheçam, transmitindo conhecimento para toda a comunidade, seja ela local, nacional ou internacional”, sublinhando a importância de darmos um significado efetivo a este laboratório tão vasto e rico como é o da Região e ter como resultado uma grandeza na investigação científica e na produção de resultados para outras instituições.
A finalizar, Sílvio Fernandes deixou a garantia de que “a Reitoria todos os dias luta para ter melhores condições financeiras para prestar serviço à comunidade através dos seus grupos científicos”.
As declarações do reitor da UMA foram feitas durante a cerimónia de abertura do Congresso ‘Madeira: um jardim Atlântico de raridades’. Um projeto considerado por Sílvio Fernandes relevante para alavancar a Universidade da Madeira e a respetiva qualidade de futuras investigações científicas.
O congresso iniciou-se ontem e prolonga-se até ao final do dia de hoje. Ademais, conta com a participação de investigadores filiados à Universidade da Madeira, bem como de outros centros de investigação.
Refira-se que esta manhã irá decorrer uma visita ao Monte Palace Madeira e que, no seguimento desta organização, será inaugurada, no próximo sábado, uma exposição intitulada ‘Viagem ao Mundo das Cicas’, patente ao público até dia 31 de agosto.
Nessa abertura, Miguel Sequeira, coordenador do Gabinete de Botânica, assumiu a existência de vários projetos laterais, mas considera este “um dos grandes”. Já Carina Bento, diretora do Museu Monte Palace, na Associação de Coleções, também considerou de vital importância a iniciativa para divulgação de conhecimento do património da ilha.