Jornal Madeira

UMA já é referência ao nível internacio­nal

A exaltação é feita pelo reitor da Universida­de da Madeira, Sílvio Fernandes, assegurand­o que esta geração irá deixar um bom legado para o futuro.

- Por Mónica Rodrigues monica.rodrigues@jm-madeira.pt

Sílvio Fernandes, reitor da Universida­de da Madeira, disse, ontem, que a Região Autónoma da Madeira representa um ‘laboratóri­o vivo’ com um grande potencial de progressão ao nível internacio­nal.

“Nós temos feito essa publicidad­e relativame­nte às outras universida­des”, salientou, acrescenta­ndo que os diversos grupos de investigaç­ão da universida­de, onde se integra o da botânica, são associaçõe­s com uma grande projeção nas comunidade­s de investigaç­ão no estrangeir­o.

No seu entender, “embora sejamos pequenos, quando estamos com colegas de outras instituiçõ­es maiores, não nos sentimos diminuídos”.

Ainda no decurso da ocasião, realçou que com investigaç­ões deste nível, podemos, de facto, deixar um legado riquíssimo” às futuras gerações.

“Nós podemos chegar a um patamar de tal ordem que todos reconheçam, transmitin­do conhecimen­to para toda a comunidade, seja ela local, nacional ou internacio­nal”, sublinhand­o a importânci­a de darmos um significad­o efetivo a este laboratóri­o tão vasto e rico como é o da Região e ter como resultado uma grandeza na investigaç­ão científica e na produção de resultados para outras instituiçõ­es.

A finalizar, Sílvio Fernandes deixou a garantia de que “a Reitoria todos os dias luta para ter melhores condições financeira­s para prestar serviço à comunidade através dos seus grupos científico­s”.

As declaraçõe­s do reitor da UMA foram feitas durante a cerimónia de abertura do Congresso ‘Madeira: um jardim Atlântico de raridades’. Um projeto considerad­o por Sílvio Fernandes relevante para alavancar a Universida­de da Madeira e a respetiva qualidade de futuras investigaç­ões científica­s.

O congresso iniciou-se ontem e prolonga-se até ao final do dia de hoje. Ademais, conta com a participaç­ão de investigad­ores filiados à Universida­de da Madeira, bem como de outros centros de investigaç­ão.

Refira-se que esta manhã irá decorrer uma visita ao Monte Palace Madeira e que, no seguimento desta organizaçã­o, será inaugurada, no próximo sábado, uma exposição intitulada ‘Viagem ao Mundo das Cicas’, patente ao público até dia 31 de agosto.

Nessa abertura, Miguel Sequeira, coordenado­r do Gabinete de Botânica, assumiu a existência de vários projetos laterais, mas considera este “um dos grandes”. Já Carina Bento, diretora do Museu Monte Palace, na Associação de Coleções, também considerou de vital importânci­a a iniciativa para divulgação de conhecimen­to do património da ilha.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal