FESTA DO DESPORTO ESCOLAR VOLTA AOS BARREIROS EM 2024
O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, considera que voltaram a estar reunidas todas as condições para que a cerimónia de abertura do Desporto Escolar regresse ao palco habitual, o Estádio dos Barreiros, já no próximo ano.
O governante falava ontem ao JM à margem da sessão de abertura desta festa desportiva, que decorreu na Praça do Povo e limitada a um número restrito de convidados. “É preciso nós termos em atenção que foi ainda programada em plena pandemia, e recordo que na última edição não participaram alunos. Participaram apenas professores”, recordou ao ser instado a justificar o formato deste ano.
Jorge Carvalho mostrou- se sensível ao desagrado que milhares de pais e familiares poderão estar a sentir por não poderem assistir a esta cerimónia, mas lembrou que todas as edições do Desporto Escolar começam a ser preparadas no dia seguinte ao término de cada edição.
“Entendemos à época que o ideal era fazermos de forma gradual”, ou seja, “não voltar à dimensão dos milhares de alunos e largas centenas de professores”, para optar por “uma situação em que pudéssemos controlar qualquer situação anómala que pudesse surgir”, explicou o governante .
“As decisões”, sublinhou, “são tomadas de acordo com o conhecimento e as condições que temos nesse momento”.
O espaço onde ontem decorreu a cerimónia, de acesso restrito, contou com três bancadas com cerca de 790 lugares, destinada aos participantes no evento e a alguns convidados, tal como o JM noticiou na edição impressa de quinta-feira, dando ainda conta do apelo ao público em geral, e principalmente aos pais dos alunos envolvidos, para assistirem ao espetáculo pela televisão de modo a evitar aglomerados desnecessários no local.
“Se tivéssemos que decidir ho