‘Os dias que contam! Um manifesto à Vida: Paz - Saúde - Ambiente’
O espetáculo da sessão de abertura da edição deste ano do Desporto Escolar foi batizado como ‘Os dias que contam! É um manifesto à Vida: Paz - Saúde - Ambiente’.
“O alerta para a necessidade de uma educação integral, despertar para novas transformações, acordar as forças do bem que habitam em cada ser humano, para que os valores éticos falem mais alto” foi a “linha condutora de um espetáculo” pensado para ser “educativo, emotivo e de grande performance”.
Recheado de coreografias de dança e de representações teatrais acompanhadas ou intercaladas por momentos musicais, o espetáculo recordou e salientou que
“ao longo dos séculos, muitas foram as situações, registadas na história da Humanidade que nos envergonham”.
“As guerras, a escravatura, o holocausto, o abuso contra os mais fracos, e muitas outras gritantes” foram destacadas pelos figurantes/atores/dançarinos, num guião que não esqueceu o surgimento de “uma série de doenças, cujo combate tem sido muito difícil”, numa clara alusão à covid-19.
“Nos últimos tempos, a nova geração presenciou os horrores de uma pandemia que nos obrigou ao isolamento, separando famílias, fechando escolas, condicionando a economia dos países, provocando muitas mortes”, um cenário ainda bem presente na memória coletiva que não podia deixar de ser recordado. À pandemia seguiu-se mais um acontecimento com repercussões ao nível planetário. “Infelizmente, o mundo veio a conhecer mais um momento bélico: o conflito Rússia/ucrânia”, recordou-se também no espetáculo, sublinhando que “os factos são evidentes e mostram que, na vida, todos os nossos atos têm consequências. No bem e no mal”.
Este ano, refira-se, a Liga Portuguesa contra o Cancro associou-se à cerimónia de abertura com um momento especial alusivo à prevenção desta doença.