ONG vem à Madeira apoiar a integração de venezuelanos
Plan País quer destacar exemplos de migrantes venezuelanos bem sucedidos e ajudar à integração dos imigrantes nos locais que os recebem, começando pela Região. Visita inclui reuniões com entidades.
A organização não governamental (ONG) Plan País está a preparar um conjunto de iniciativas para os dias 2 e 3 de junho, na Madeira, com o objetivo de apoiar a integração da comunidade venezuelana na Região.
Daniel Rodrigues, empresário do setor hoteleiro e imobiliário e embaixador da ONG Plan País em Portugal, explicou ao JM que esta organização prevê organizar um conjunto de iniciativas e também várias reuniões com diferentes entidades, como as Secretarias do Governo Regional diretamente ligadas às questões da Saúde, Segurança Social e Comunidades.
“Aqui na Madeira, para a nossa primeira abordagem, vamos levar a cabo algumas iniciativas, em locais com grande implantação da comunidade venezuelana, como o Funchal ou a Calheta”, começou por revelar.
Para além disso, a primeira visita da Plan País à Madeira vai resultar também na organização de um evento no dia 3 de junho, a ter lugar no Funchal, e que deverá envolver mais de 60 pessoas. De acordo com
Daniel Rodrigues, o objetivo é, através de um workshop, ajudar a promover a integração dos venezuelanos na Madeira, contando para isso com testemunhos de imigrantes que tiveram sucesso na Região e também de madeirenses que emigraram para a Venezuela e que irão partilhar a sua experiência de integração.
Lembrando que a ONG Plan País foi criada em 2010, na sequência de um grande êxodo de venezuelanos, o embaixador Daniel Rodrigues realça que um dos objetivos primários é ajudar na integração destes migrantes nos locais que os acolhem e retribuir todos os apoios que lhes foram canalizados.
“Queremos ajudar a comunidade venezuelana a atingir uma melhor integração e retribuir os muitos apoios que foram dados pelos governos”, vincou.
Depois da Madeira, a ONG tem previstas visitas também a Lisboa, Madrid, Barcelona e Budapeste.
“Queremos ajudar a comunidade venezuelana a atingir uma melhor integração e retribuir os apoios”, realçou o embaixador da ONG, Daniel Rodrigues.